Visitantes

sábado, 29 de outubro de 2011


DESDE 1992 NA PRATICA DA CARIDADE
OUTUBRO/NOVEMBRO:2011

 ANO: 11                                        NUMERO:61  



Alem da Morte                      
 Pelo espírito de:Otília Gonçalves


 "Cumprida mais uma jornada na terra, seguem os espíritos para a pátria espiritual, conduzindo a bagagem dos feitos acumulados em suas existências físicas. Aportam no plano espiritual, nem anjos, nem demônios. São homens, almas em aprendizagem despojadas da carne. São os mesmos homens que eram antes da morte. A desencarnação não lhes modifica hábitos, nem costumes. Não lhes outorga títulos, nem conquistas.


Não lhes retira méritos, nem realizações. Cada um se apresenta após a morte como sempre viveu. Não ocorre nenhum milagre de transformação para aqueles que atingem o grande porto. Raros são aqueles que despertam com a consciência livre, após a inevitável travessia. A grande maioria, vinculada de forma intensa às sensações da matéria, demora-se, infeliz, ignorando a nova realidade. Muitos agem como turistas confusos em visita à grande cidade, buscando incessantemente endereços que não conseguem localizar. Sentem a alma visitada por aflições e remorsos, receios e ansiedades. Se refletissem um pouco perceberiam que a vida prossegue sem grandes modificações. Os escravos do prazer prosseguem inquietos. Os servos do ódio demoram-se em aflição. Os companheiros da ilusão permanecem enganados. Os aficionados da mentira dementam-se sob imagens desordenadas. Os amigos da ignorância continuam perturbados.

Além disso, a maior parte dos seres não é capaz de perceber o apoio dispensado pelos espíritos superiores. Sim, porque mesmo os seres mais infelizes e voltados ao mal não são esquecidos ou abandonados pelo auxílio divino. Em toda parte e sem cessar, amigos espirituais amparam todos os seus irmãos, refletindo a paternal providência divina.

Morrer, longe de ser o descansar nas mansões celestes ou o expurgar sem remissão nas zonas infelizes, é, pura e simplesmente, recomeçar a viver. A morte a todos aguarda. Preparar-se para tal acontecimento é tarefa inadiável. Apenas as almas esclarecidas e experimentadas na batalha redentora serão capazes de transpor a barreira do túmulo e caminhar em liberdade. A reencarnação é uma bendita oportunidade de evolução. A matéria em que nos encontramos imersos, por ora, é abençoado campo de luta e de aprimoramento pessoal. Cada dia de que dispomos na carne é nova chance de recomeço. Tal benefício deve ser aproveitado para aquisição dos verdadeiros valores que resistem à própria morte. Na contabilidade divina a soma de ações nobres anula a coletânea equivalente de atos indignos. Todo amor dedicado ao próximo, em serviço educativo à humanidade, é degrau de ascensão.

Quando o véu da morte fechar os nossos olhos nesta existência, continuaremos vivendo, em outro plano e em condições diversas. Estaremos, no entanto, imbuídos dos mesmos defeitos e das mesmas qualidades que nos movimentavam antes do transe da morte. A adaptação a essa nova realidade dependerá da forma como nos tivermos preparado para ela. Semeamos a partir de hoje a colheita de venturas, ou de desdita, do amanhã. Pense nisso."

Mensagem psicografada pelo Médium Divaldo franco


 Se não quiser adoecer - 'fale de seus sentimentos'.

Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como gastrite, úlcera, dores lombares,dor na coluna.
Com o tempo, a repressão dos sentimentos, a mágoa, a tristeza, a decepção degenera até em câncer.
Então, vamos confidenciar, desabafar, partilhar nossa intimidade, nossos desejos, nossos pecados.
O diálogo, a fala, a palavra é um poderoso remédio e poderosa terapia.

Se não quiser adoecer - 'tome decisão'.

A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia.
A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões.
A história humana é feita de decisões. Para decidir, é preciso saber renunciar, saber perder vantagens e valores para ganhar outros.
As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.

Se não quiser adoecer - 'busque soluções'.

Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo.
Melhor acender o fósforo que lamentar a escuridão. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe.

Se não quiser adoecer - 'não viva sempre triste'.

O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem a vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive.

Se não quiser adoecer - 'não viva de aparências'.

Quem esconde a realidade, finge, faz pose, quer sempre dar a impressão de estar bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc. Está acumulando toneladas de peso... Uma estátua de bronze, mas com pés de barro.

Se não quiser adoecer - 'aceite-se'.

A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável.
 
Texto de Dráuzio Varella


Conversando com o Mestre Aramirim / no salão

Discípulo: Benção Mestre, como vai o senhor?
Mestre: Vou bem com as Graças de Nosso Pai Supremo, Senhor dos Mundos e de todos nós. E você como está?

Discípulo: Muito bem e agora melhor, por poder estar aqui mais uma vez com o senhor, buscando entender e sentir a Umbanda, mas não só externamente como faz a maioria de seus praticantes.
Mestre: Fico muito feliz em vê-lo assim.

Discípulo: Uma das coisas que me preocupa neste meio é aquela afirmação, dos nobres irmãos kardecistas, de que todo mundo, de alguma forma, é médium. Com isso vemos terreiros cheios de gente vestida de branco e em pouco tempo vemos também  uma boa parte ir  embora.
Mestre: Infelizmente, isso acontece demais no meio umbandista. Sabemos que nem todo mundo é médium. Algumas pessoas sentem algo mas isso não significa que vão receber espíritos. Tem até quem consegue ficar sugestionado, pelo líder do grupo que só quer terreiro cheio, símbolo de status para ele, o que não condiz com realidade.

Temos três classes de médiuns de incorporação nos terreiros: a primeira classe de médiuns são os missionários, que são raríssimos. Esses recebem Orixás Intermediários e Chefes de Legiões, (exemplo W.W. da Matta e Silva, o Grão Mestre Yapacani).

A segunda classe de médiuns são os evolutivos, que também são raros. Esses recebem Guias Espirituais, e Chefes de falanges.

A terceira classe de médiuns, os Probatórios, que são comuns. Esses recebem somente Protetores.

E completando esta hierarquia, temos os ANÍMICOS que se dividem em: naturais,  doentios e viciosos.

Os anos a fio de trabalho correto, honesto e digno, sem visar segundos interesses levam alguns médiuns do Grau Probatório irem para Evolutivos, mas não é coisa corriqueira, pois isso vai depender também da vida fora do terreiro, em tudo mesmo. A  mudança não é dada por líderes vaidosos e orgulhosos e cheios de trucagem e por suas entidades bem similares.

Do Grau Evolutivo para Missionário depende de muitas vidas, de muita mudança em, absolutamente tudo, para melhor.

O resto?  O resto, o que afirmam por aí é uma ilusão que só os tolos acreditam. Querer subir de Grau é preciso realizar muito dentro do campo umbandista e não na mistura de várias filosofias, religiões e escolas esotéricas, que respeitamos muito. Afinal estamos falando é de Umbanda Esotérica e não de outros assuntos esotéricos. Fora disso, caro filho, é a mais pura ilusão.
Sabemos que nesses caminhos existem pessoas excelentes, em todos os sentidos, mas essas não vão nunca mexer com a Magia Secreta de Umbanda, e então eles não precisam desses graus iniciáticos citados.

Discípulo: O que se faz necessário para se manter um Templo, um Santuário ou um Terreiro de umbanda de pé, com honra e honestidade?
Mestre: A primeira coisa é expulsar do nosso meio aquilo que no mundo profano é chamado de “bajulação e papaizada ou mamãezada”.

Não é porque fulano é colega ou porque estudou com o médium que é líder do grupo;  porque é cunhado ou irmão consangüíneo; porque praticou esporte com esse líder; quebrou vários “galhos” dele e de sua família; porque é político de renome; irmão de confraria mística; porque emprestou dinheiro; avalizou o carro do médium-chefe ou facilitou outras coisas mundanas; porque é colega de bebidas e festas, onde a liderança estará, em almoços ou jantares; por ser  parceiro de jogo de baralho, etc. é que isso vai dar em mediunidade atuante, em receber guias fantásticos, e principalmente em doação de grau iniciático.

MEDIUNIDADE É COISA SÉRIA e KÁRMICA e não troca de gentilezas. Não é “AÇÃO ENTRE AMIGOS” e muito menos produto de transações comerciais.


O desrespeito a essas determinações do Plano Superior leva muita gente, com o passar do tempo,  a ter problemas psíquicos, neuroses, fobias, doenças mentais e até em coisas piores.

Para um Templo se manter de pé terá de cumprir as ordens e seguir disciplinas dadas e cobradas pela Cúpula Astral de Umbanda, esta que não faz aconchego e nem conchavo com certos médiuns e seus “orixás” Orgulho e Vaidade;  seus “guias” Prepotência e Estupidez e seus “exus” Irresponsável e  Perturbado.

Para se manter em pé e bem cumprir a missão ele tem de estar realmente apoiado nas vigas mestras: Amor ao Próximo, Paz, Luz, Harmonia, Honra, Disciplina de Rito, Dignidade e Sentido de Justiça sem corrupção. Essas são reais e sustentam, apóiam e seguram realmente o bom trabalho feito com Jesus.

Essas vigas mestras têm de estar sempre em pé, firmes e constantes. Seus alicerces precisam também estar muito bem para que possam cumprir a missão de amparar  tudo.  A ferragem, cascalho, ferros, neste caso, devem ser feitos pelas Lições de Jesus e seus exemplos; assim  também de extratos da vida dos grandes líderes, dos grandes seres humanos que sempre lutaram e se sacrificaram para que o Antigo Aumbhandan permanecesse vivo no Astral, nesses séculos todos. 
A LEI DIZ: A  MISERICÓRDIA ABSOLUTA DE DEUS SÓ ESTÁ VIVA aonde se cumpre a Lei como ela é e como deve ser.

Discípulo: Mas uma vez eu agradeço de coração por estes ensinamentos profundos e claros, para as almas claras e profundas. Rogo a Pai Orixalá que o abençoe agora e sempre.
Mestre: Que assim seja! Rogo que você sempre procure se lembrar, de alguma forma bem positiva, dos  porquês que caiu a Lemúria e a Atlântida e com elas nosso Aumbhandan — o Conjunto das Leis de Deus. E porque  existe tanta dificuldade, nos dias de hoje para cumprir as Leis doadas e impostas por Nosso Pai Supremo. Será que aqueles de lá estão hoje aqui, reencarnados, com suas artimanhas e com suas más atitudes? Outra vez a ganância de tudo, impedindo a evolução dos atuais Templos da nossa Umbanda Esotérica, o Aumbhandan? Caso para se pensar  e meditar. 
Pai Orixalá ao abençoe agora e sempre!


Vendedor de Ilusões.  
Por:Itayubá.    

Vendedor de ilusões, o que está a fazer?
Está a iludir e a ludibriar a grande massa cega que te segue...

Como tu pode ser guia, se não conseguiste seguir os ensinamentos de teu Mestre e as ordens de teus Guias?

Tu, que foste preparado e capacitado para firmar uma grande raiz.
Mas hoje em tuas mãos, existe apenas um tronco oco.

Vendedor de ilusões, és muito conhecido e famoso em vosso meio...
Mais entre nós, és reconhecido como um autêntico traidor, entre aqueles que conhecem tua historia.

Vendedor de ilusões, aonde está tua taça, tua espada, tua toalha e o teu juramento diante da Santa Cruz?

Vendedor de ilusão, aonde está o teu Mestre Espiritual?

Pois a tua dignidade sabemos aonde está:  ENTERRADA!


Os Postulados(*) da Umbanda
Por: W.W. da Matta e Silva (Fonte: Doutrina Secreta da Umbanda)
(*) s.m. Matemática Princípio ou fato indemonstrável ou não demonstrado, cuja admissão é necessária
para estabelecer uma demonstração. (Cf. axioma.)Tempo de exercícios e
provações que antecede o noviciado nas casas religiosas.
  
3º Postulado
  (No que diz respeito à Matéria, etc.)

Cremos e ensinamos que existe uma substância-etérica, invisível, impalpável, própria do Universo-astral, como básica, fundamental, fonte geradora das transformações e condensações incalculáveis.
Essa substância é preexistente; coeterna do espaço cósmico, porque existe dentro dele.
Incriada, isto é, não foi criada por Deus-Pai, no sentido direto de tê-la extraído, gerado, de Sua Própria Natureza Divina...
Sua origem real é Arcano Divino - domínio da Sabedoria Absoluta de Deus-Pai. Só Ele conhece a razão das coisas finitas e dos fatores infinitos.
Esta dita substância-etérica sempre existiu de moto próprio, em turbilhões indirecionais (isto é, seu estado potencial ainda não produzia o que a Física denomina de “campos de gravitação”), em convusionamento, sempre a transformar-se em elementos de variação inconstante: era o chamado caos das religiões.
E para nos fazer mais compreendidos, na mais singela das relações (porque nosso caso não é de definições de Física nuclear, por essa ou aquela Escola, e, sim, estabelecer um conceito metafísico ou filosófico, ponto de doutrina): essa substância-etérica, em constante estado de convulsionamento, de explosão, não chegava às condições de gerar ou de se transformar nos ditos “fluidos universais”, que produzem a Luz, o calor, a eletricidade, o magnetismo, etc.
E eis por que Moisés falou da “criação do mundo”, no Gênese, assim: “no princípio era caos”, afirmando mais que Deus disse: “haja luz e houve luz”, etc.(Gen. Cap. 1º Vers. 3).
Portanto, cremos e ensinamos que foi o Poder Operante de Deus-Pai que dinamizou a citada substância, coordenando1 sua lei natural, o seu moto próprio, a fim de que ela produzisse, como produziu, os denominados íons, num sistema molecular, que são os fluidos universais, consubstanciadores dos átomos, com seus elétrons, prótons, etc., positivos e negativos. Daí é que entendemos a escala atômica, com seus átomos de qualidade diferenciadas, porque, se assim não tivesse sido coordenada, não ficaria nas condições apropriadas para receber e plasmar a dupla manifestação dos Seres Espirituais, ou seja, a sua dupla linha de afinidades virginais.
Ainda podemos esclarecer (seguindo nosso conceito metafísico) que esses “fluídos-cósmicos, ou universais” são os mesmos que a Escola Oriental denomina tatwas, “formadores dos mundos”.
É preciso que esclareçamos ainda que a substância é também considerada por várias escolas como a matéria cósmica indiferenciada, antes de gerar as condições acima ressaltadas (vide o que definimos a mais, no 2° aspecto do Postulado que trata do espaço cósmico).2
Em suma: cremos que essa substância e, por extensão, a matéria, teria que receber, como recebeu, vibrações de acréscimo do Poder Inteligente, visto não ter as mesmas faculdades que são inerentes aos seres espirituais (as nossas), como inteligência, vontade, etc., que englobam aquilo que sentimos ser da Consciência.
Cremos ainda que esse dinamismo Divino se impôs sobre a substância como  condição regulativa  - pela mercê do Pai - a fim de proporcionar uma 2ª via de evolução mais apropriada, dado o uso do livre-arbítrio, dos Espíritos, quando resolveram abandonar o Cosmo Espiritual3 para descer ou penetrar no outro lado do espaço cósmico, onde habitava e habita a substância-etérica.
Por isso - já o dissemos - foi que o PAI criou Universo-astral.4
Em conseqüência desses fatores é que a Doutrina Secreta da Umbanda define dois aspectos cármicos essenciais: o CAUSAL e o CONSTITUÍDO.

———————————————­­­­­­­­­
1Vide postulado sobre origem do sexo (a ser editado posteriormente neste Informativo) que aponta uma das razões essenciais do porquê dessa coordenação.
2 Refere-se ao 4º Postulado a ser editado no próximo número do AbaTinga.
3 - 4 “NA casa de meu Pai tem muitas moradas” - está escrito no Evangelho. As moradas, é claro, são os planetas.

Próxima Edição: 4º Postulado  (No que diz respeito ao Espaço Cósmico)


Oferenda aos Caboclos de Ogum, (Protetor),
na Alta Magia de Umbanda

Melhor dia: Terça-feira - Horário: Hora de Marte ou no horário das primeira horas da manhã
Local apropriado: Mata ou Praia (de acordo com a afinidade da Entidade com um desses sítios sagrados da natureza).

Material
Alimentos: aipim; batata-doce; abóbora; milho verde.
Frutas: romã, manga sem casca
Bebidas: vinho tinto com chá preto ou cerveja branca.
Flor: crista de galo (preferencialmente); palma vermelha, tulipa, cravo vermelho, trombeta
Erva: cipó-caboclo.
Fumo: charuto ou cigarro de palha e fósforos.
Recipientes: pratos/travessas, tigelas e pires branco de louça, madeira, barro, palha ou papelão.
Pemba: branca.
Toalha: pano de 50 x 70 cm na cor laranja.
Velas: Pares para pedidos de ordem material e ímpares para pedidos de ordem moral, espiritual, etc.

 Arrumação
Cozinhar o aipim, a batata-doce, a abóbora e o milho verde em água sem sal e arrumar nos pratos ou travessas forrados com cipó-caboclo, arrumar as frutas da mesma forma; o vinho com chá preto ou a cerveja branca colocar em tigelas brancas; as flores (de preferência crista de galo) e as velas (em pires) sobre a toalha ou na terra. Por último acende o charuto, dando 3 baforadas.e deixando aceso sobre a caixa de fósforos aberta.

Obs.Grau de Guias: só aceitam flores e velas na toalha.

Ponto Riscado na Toalha
Ponto de Imantação de Forças da Vibração de Ogum





Ponto Cantado na vibração de Ogum

Quanta agulha no mar
Quanta agulha no mar
Seu escudo é de ouro, meu Pai!
Quanta agulha no mar
(bis)
Seu cavalo corre
Sua espada reluz
Sua bandeira cobre
Os filhos de Jesus




Nenhum comentário: