Visitantes

domingo, 8 de junho de 2008

Voltando ao salão de estudos

Por: Aramirim

Discípulo: Paz e Luz, Mestre Aramirim.

Mestre: Paz e Luz para você também e para todas as pessoas que você ama.

Discípulo: Mestre me diga, por favor, em que nossa Umbanda não está interessada.

Mestre: Em ficar presa as formas externas, exotéricas. Ele está sempre apresentando para “quem tem olhos de ver e ouvidos de escutar”, como disse o Senhor Jesus, nosso Pai Orixalá, a Essência, o Espiritual, o que está por trás daquilo que todo mundo vê em muitos terreiros. Ela não está interessada em efeitos que a possam promover e sim em causas; na razão se SER de tudo e de todos. Como não fica ostentando o seu conhecimento e sabe bem aplicá-lo com Sabedoria Humilde, no momento exato e preciso. Sempre no intuito de esclarecer as pessoas que lhe pedem ajuda e jamais humilhando que quer que seja. Também não se interessa em agredir ou criticar outras religiões ou ordens iniciáticas.

Discípulo: Como a Umbanda age como religião?

Mestre: Ela tem uma linguagem própria para falar as pessoas mais humildes, mas tudo com muita lógica. Ela não faz alarde de seus conhecimentos milenares. No seu silêncio, nos seus templos-terreiros ajuda a todos sem floreios e sem ostentação. Esta Mãe Umbanda, visa em primeiro lugar ser solidária, em suas práticas, com simplicidade, pureza e sinceridade.

Discípulo: Como se forma os grupos umbandistas?

Mestre: Se forma na união das pessoas interessadas, por profundos laços de afinidade cármica, geralmente por idealismo, boa-vontade, mediunísmo, não egoísmo, amor ao próximo e amizade.

Discípulo: Os Guias e Protetores da Umbanda de vez em quando reencarnam na Terra?

Mestre: Não. É raríssimo acontecer o caso de uma ou outra Entidade Espiritual, afins a Umbanda, reencarnar, pois elas já cumpriram seus carmas neste ponto. Existem raríssimas que reencarnam de forma missionária, ou seja, por necessidade do próprio Astral.

Discípulo: Como a Umbanda pratica seus trabalhos para o bem das pessoas?

Mestre: É um culto melhorado que atende a todo mundo e que fala a todos os presentes respeitando os seus níveis de consciência, isso nos verdadeiros terreiros de Umbanda onde existe honestidade, sinceridade e conhecimentos para tal. Tudo é feito visando somente o bem e a evolução de todos. Jamais, sob hipótese nenhuma, nesses cultos ouvimos críticas as outras religiões, a outros médiuns da própria Umbanda.

Discípulo: Como é um rito na Umbanda Esotérica?

Mestre: É algo muito sério pela responsabilidade de traçar, dar metas e direções aos irmãos que a procuram, respeitando o nível de entendimento de cada pessoa. Nele vemos a prática da verdadeira alquimia o transformar o chumbo em ouro, isto é transformar o cidadão e a cidadão comum preocupados consigo mesmo, e com seus próprios problemas em cidadãos do mundo, verdadeiros cristãos universalistas e grandes brasileiros. Ele funciona como um lapidador de pedras brutas fazendo surgir, com o tempo, jóias preciosas de amor ao próximo.

Discípulo: Mestre, como são os princípios ritualísticos da Umbanda?

Mestre: Eles são milenares, apesar de alguns discordarem disso. Sempre a Umbanda se utilizou de rituais leves e suaves e utilizando flores, ervas, velas, essência florais, altar, preces evocatórias e invocatórias, grafia sagrada chamada de Lei de Pemba com seus pontos riscados, a magia do verbo através de seus pontos cantados, etc. Jamais, sob hipótese nenhuma, usa de material grosseiro e negativo e muito menos de sacrifícios de animais. Só mesmo com muitos anos de dedicação, por parte do umbandista ele conhecerá, aos poucos, os princípios ritualísticos de Umbanda.

Discípulo: Como é constituída a Corrente Astral de Umbanda?

Mestre: Ela é uma Confraria Astral, Espiritual, que reúne em si espíritos de vários graus de evolução, mas todos empenhados numa só razão que é o “renascer” do ser humano comum num novo ser fraterno, leal, digno, respeitoso, justo e generoso, de fácil entendimento, portador de sabedoria humilde, prudente e o mais possível puro de pensamentos, sentimentos e de ações. Ela então é uma benção especial que através de seus Orixás, Guias e Protetores nos ensinam a termos força de vontade para vencer os obstáculos de nossas vidas, frutos muitas vezes de nosso passado.

Discípulo: Como fracassa um médium?

Mestre: Assunto sério e delicado. Ele fracassa na sua missão, pela vaidade e orgulho; disposição anormal para o sexo, julgamento de pessoas, ganância por dinheiro e apegos materiais. Se ele é realmente um médium e recebe realmente um espírito de luz, este espírito não vai concordar com o que ele, o médium, está ou anda fazendo. Sabemos que semelhante atrai semelhante e sabemos que Entidades Verdadeiras de Umbanda não se afinam com isto.

Então podemos deduzir que ali não tem mais guia e nem protetor e sim o médium, portador de animismo vicioso, como afirmou Pai da Matta e Silva.

A Lei de Umbanda juntamente com a Lei do Karma, dá o perdão e ajuda na recuperação do médium defeituoso se nele houver sincero arrependimento; mudanças urgentes e absolutas de conduta, com ações práticas e não com conversas e justificativas baratas. Se assim não for é como diz o palavreado popular: “Que Deus nos acuda!”.

Também diz outro ditado: “Cada povo tem o dirigente que merece.”.

Caro discípulo, hoje termina por aqui. Rogo que o Cristo Jesus e a Real Espiritualidade da Umbanda lhe abençoe bem assim como todos seus familiares. Deixo com você uma Máxima Brahmanista: “Fácil é chegar-se a um acordo com o ignorante, mais facial, ainda, com quem sabe distinguir as coisas, mas, aos homens enfatuados com um saber ignorante, nem Deus, é capaz de convencer.”.

Cantinho do Zi Cerô/ Sugadores de energia (Jornal da Mocidade – Ago/97 e Revista Espírita Allan Kardec – Mar/98)

Parece mentira, mas há pessoas que parecem "sugar" energia da gente!

O pH.D. em Administração de Empresa Luiz Almeida Marins Filho, relatou em um dos seus livros, que certa vez estava muito bem, alegre e satisfeito. E encontrou-se num shopping com um amigo e em meia hora de conversa, o amigo deixou-o um verdadeiro trapo", deprimido, triste.

Depois ficou pensando no que aconteceu e logo percebeu que aquela conversa horrível do "amigo", falando só de doenças, roubos, estupros, filhos de amigos que haviam caído no vício, desemprego, falta de dinheiro, etc. acabou roubando-lhe a sua energia positiva!

Quando acabou a conversa (onde só o amigo falou) ele parecia estar melhor do que nunca e, diz o Dr. Luiz, eu... em profunda depressão.

Cuidado com esses "sugadores de energia positiva". Eles estão em todo o lugar: no trabalho, na família, na roda de amigos. Eles só sabem falar de desgraças. Só lêem obituário dos jornais e a seção de crimes horrendos, Gravam em vídeo o noticiário policial. Fazem estatísticas e sabem de cor quantos seqüestros ainda não foram desvendados, quantas crianças continuam desaparecidas, quantos sem-tetos, sem-terra, sem-emprego, sem - tudo existem no mundo!

Essas são aquelas pessoas que quando você propõe um piquenique elas logo dizem: "- Vai chover!". São pessoas que azedam baldes de sal-de-fruta.

Eles são sempre "do contra". Avisam que "não vai dar certo" e torcem para que nada aconteça. Depois dizem: "- Eu sabia que não ia dar certo...".

Esses "sugadores de energia" vivem da energia alheia e é muito difícil conviver com alguém "puxando você prá baixo" o tempo todo.

Não seja você também um "sugador de energia".

Que felicidade que seria a nossa, se aprendesse a expulsar da nossa memória as coisas desagradáveis, idéias tristes e deprimentes. Com certeza, nossa força iria multiplicar se pudéssemos conservar só os pensamentos que elevam e animam.

Há pessoas que não podem se lembrar das coisas agradáveis. Quando nos encontram, tem sempre algo de triste a contar. Com qualquer mal que sofreram se angustiam muito. Como se não bastasse, se preocupam até com que vão sofrer... Sabem lembrar-se só de fatos discordantes. Dão a idéia de um armazém de quinquilharias, objetos inúteis e deteriorados. Retém tudo mentalmente, com medo de precisarem uma vez ou outra, disto ou daquilo, de maneira que o seu armazém mental está entulhado de detritos...

Bastaria que estas pessoas fizessem uma limpeza regular, que as livrassem dos montões inúteis e depois, organizassem o que sobrou, para terem êxitos.

No entanto, não são incomuns, pessoas que se "enterraram" na infelicidade e na desarmonia. Outras fazem exatamente o contrário. Falam sempre de coisas agradáveis e interessantes experiências que têm feito.

São indivíduos que passaram até perdas, aflições, mas falam delas tão poucas vezes, que parece nunca terem tido na vida, senão boa sorte e amigos.

Estas pessoas fazem-se amar.

O hábito de mostrar aos outros o nosso aspecto positivo, é o resultado do nosso equilíbrio interior.

Quando estamos tristes por algum sofrimento, devemos procurar a sua causa para eliminá-lo.

Geralmente, porém, quando sofremos, buscamos a causa fora de nós.

Vemos pessoas se queixando que tem má sorte, suspeitando que seu vizinho seja a causa, porque não se dá com ele, ao passo que ele é bem favorecido com a sorte nos negócios, na vida familiar, sendo estimado inclusive, pelos conhecidos. Se examinarmos as circunstâncias da vida destas pessoas, verificaremos que a queixosa é negligente, gastadora, intolerante nas opiniões e indisciplinada, ao passo que a outra pessoa é cumpridora dos seus deveres, econômica, modesta, não calunia, nem adula.

Emprega bem o seu tempo disponível lendo bons livros, fazendo cursos, esportes, ajudando seu próximo, sendo útil.

Por isso, é estimada. Ao passo que a queixosa, está sempre perdendo (tempo, trabalho, fregueses, dinheiro, a família e os amigos), e sempre não tem tempo. Vamos eliminar dos nossos corações, a desconfiança, o ódio, a inveja e a descrença e vamos cultivar a alegria, a fé e a crença no amor e na Justiça Divina, e será certo que venceremos na luta que a vida nos destina.

Um comentário:

omar Belico dos Reis disse...

Sabendo atravéz do Rogério a existência desse Blog do Aba Tinga, não pude deixar de aprecia-lo e nele encontrei aquilo que todos nós precisamos,a seriedade,um dos pontos que os bem intencionados, querem nas suas Religiões e mais o fato de citar o Velho Pai Matta acrescentou mais ainda a minha admiração.

Omar Belico dos Reis (yatyçara).