Visitantes

sábado, 19 de julho de 2008

Para fazer Umbanda.

Por: Itayubá

Tem que!

Ser homem e mulher.

Ser macho e ter personalidade.

Ter atitude, orgulho e humildade.

Ser rígido, flexível, ser bambu vencendo as tempestades.

Defender conceitos sem se preocupar com o alheio.

Buscar seus defeitos, sem receios e vencê-los ou ao menos assumi-los.

Ter coragem, sem medo de caras feias, esquisitas, de quizilas e de espíritos.

Ter amor, boa vontade, dignidade, caridade e não cobrar salário.

Ter luz, coração de mãe, alegria, sabedoria, justiça, lei e catequese.

Ter demanda sapiranga, magia, arucaia, quimbobô, folha e figa de guinê.

Te tuia, cachaça, fumaça e muganga de guerra.

Ter beijoim, alecrim e o cheiro de alfazema.

Ter conga, cruz, tronqueira, firmeza e as santas almas a nos abençoar.

Tem que?

Cantinho do Zi Cerô/Tolo. Dlog Café Brasil

Quem lança essa pergunta é o advogado Rogério Gonçalves, de São Paulo, que estava inspiradíssimo quando escreveu “Eu sou Tonto. Você é o Zorro?”:

É amigo cidadão brasileiro. Eu sou Tonto. Eu tomo por base três palavras: bom dia, por favor e obrigado. Tonto. Eu reclamo de bueiros entupidos, fios partidos de telefone, carros abandonados em via pública, buracos, vazamentos de água, telefonia, eletricidade... Sou Tonto.

O bom é ser Zorro. É se dizer herói, cada vez mais isolado. Eu? Não. Tonto. Ando por aí e, a cada coisa errada, procuro visualizar o responsável e notificar. Não me exponho. Sou Tonto, não burro. Procuro sites, telefones, endereços, órgãos públicos e denuncio. Tonto.

Legal é ser Zorro e viver debaixo da cegueira frente às mazelas. Zorro que é herói. Vive isolado e não liga se o muro sujo é o do vizinho. Ainda bem que não é o seu, Zorro. Eu? Não. Tonto, me preocupo com o vizinho e vou lá limpar.

Ajudo animais abandonados. Procuro difundir a idéia da educação e do respeito ao ser vivente. Tonto. Zorro tem máscara. Esconde-se no anonimato. Eu? Tonto. Ao encontrar carro quebrado, farol sem funcionar ou cruzamento sem sinalização, procuro notificar os órgãos de polícia e tráfego. Tonto.

Zorro tem carro bonito. Ninguém encosta no cavalo do homem. Frio, dentro de seu isolamento. Eu? Tonto. Procuro demonstrar aos que encontro que não importa o cavalo, importa a civilidade, a coexistência, a solidariedade.

Zorro que é Zorro tem revólver. Saca e atira em quem julga transgressor. Eu? Tonto. Puno o transgressor, procurando sempre dar mais uma chance. Embora reconheça que alguns deveriam ter um tratamento muito mais severo.

Sem violência. Mas com trabalho em serviço social. Tonto. Procuro sempre estender a mão. Não empurrar ladeira abaixo. Tonto.

Eu não jogo lixo na praia. Cato. Tonto. Ora, mas não se paga imposto para limpar a praia? Ora, isso é coisa de Zorro. Eu economizo água, luz e procuro dar tratamento ao lixo. Zorro que é Zorro joga no lixo. Coisa pequena. Tem lixeiro pra que? Eu aperto descarga em banheiro público. Não gasto papel desnecessariamente. Eu, reclamo em restaurante. Não tenho vergonha por estar neste ou naquele lugar. Isso é pro Zorro que tem uma imagem a zelar. Eu sou Tonto.

Eu me preocupo com meu povo. Ainda que numa razão ínfima. Queria fazer mais. Eu olho meu semelhante, e me preocupo com ele. Zorro já defende. Herói é herói. Eu? Sou Tonto. Não consigo entender como as autoridades desconhecem os riscos que correm. Só despertam quando vítimas de barbáries. Eu? Tento avisar. Chego em casa tarde e sempre me policio. Luto por Justiça e não vingança. O Zorro já saca e atira. Revólver em punho. Fim dos salafrários. Sou Tonto.

Respeito a história do meu povo. Não denigro sob o manto da piada. Isso quem faz é o Zorro. Que ri da adversidade, do ocorrido. Eu zelo pelo verdadeiro herói. Aquele que dá, sem a ganância do que terá em troca. Aquele que faz. Age. Não olha. Eu vejo uma árvore na calçada. O Zorro reclama do descaso da calçada esburacada. Quem está certo? Ora, amigo, eu sou só Tonto.




Conversando com o Mestre Aramirim/ No Salão

Discípulo: Paz e Luz, Mestre Aramirim.

Mestre: Que as bênçãos de Paz e de Luz estejam sempre com você, nobre Guerreiro da Senhora da Luz Velada, esta Umbanda de Todos Nós.

Discípulo: Na convivência diária com várias pessoas tenho notado que a maioria não sabe definir, se são ou não, pessoas egoístas. Poderia me dar uma definição sobre o que é uma pessoa egoísta?

Mestre: Em primeiro lugar permita-me dizer-lhe que o egoísmo é câncer do espírito. Uma pessoa egoísta é aquela que busca tudo na vida pensando em si em primeiro lugar. Querem aprender alguma coisa apenas para si mesma, tudo com idéias de poder pessoal. É uma pessoa doente, pois no fundo não ama ninguém e sendo assim não segue os preceitos de Deus, tão bem explicados pelo Verbo Divino, o Cristo Jesus. Esses são os responsáveis diretos pelo momento delicado que passa a humanidade. Estão em todos os lugares: povos, religiões, culturas, política e outros. Falam muitas vezes no Mestre Nazareno, “batem no peito” e trombeteiam pelo mundo que são religiosos e fazem o bem. Para que tem olhos de ver sabe que não é assim, pois tudo que o egoísta faz, é querer levar vantagem, doa em cima quem doer.

O egoísmo crucificou Jesus, matou os apóstolos, fez a inquisição, fez as guerras, criou a corrupção, atirou no Papa, assassinou grandes líderes, em vários países. É o pai da fome, da miséria e da prostituição. Enfim podemos dizer que ela é a besta do apocalipse - famoso Anticristo.

Discípulo: Poderia me dar uma definição de iniciação?

Mestre: Várias, mas se fundem numa só. Mudança! Iniciação é início, começo, ré-início. É o nascer de novo no mental, no astral e no físico. É tomar um novo caminho de vida. Os rituais iniciaticos são importantes quando bem conduzidos por que realmente tem outorga para realizá-los. Eles são apenas meio e não é fim. Podemos afirmar que o iniciando ao “matar” em si mesmo o ser velho, carcomido por defeitos, vícios e erros e maus costumes, está na verdade nascendo de novo, iniciando uma nova vida. Muitos só mudam por pouco tempo e voltam ser aquele do passado que tanto mal fazia para os outros e para si mesmos. E como tem gente aí neste mundo que deram marcha-ré... O Iniciado é aquele que pensa com o coração, e sente com a mente, e age sempre sem egoísmo. Buscado ser útil a sociedade, sem buscar a menor recompensa ou reconhecimento. Se você passar estes ensinamentos pelo seu crivo da razão e olha para os lados vai saber, quem foi, quem não é mais. Fico por aqui nesta resposta, pois isto é “cutucar a onça com vara curta” e no fundo, é problema de cada um, e não nosso.

Discípulo: O que o senhor pode me dizer sobre o oráculo. Sei que o senhor conhece bem mais de uma dezena deles?

Mestre: Alguém já disse: “É apenas mais um caminho, mas cada pessoa é um espírito dotado de livre arbítrio. Nós fazemos nossas próprias escolhas, que determinam se vamos passar a vida rindo ou chorando”.

Discípulo: O que o senhor pode falar sobre os templos de Umbanda?

Mestre: É preciso termos consciência, de que, o templo não é somente àquele que passamos algumas horas dentro dele. Rezando, cantando e riscando pontos, acendendo velas, defumadores, vestidos de branco. O verdadeiro templo repousa dentro de cada um de nós, sendo por isso necessário termos uma postura correta na vida, para conosco, nossa família, nossos amigos, na sociedade e dentro do templo de alvenaria. O melhor Conga ainda é nosso coração repleto de AMOR ao próximo.

Discípulo: Como posso ser um bom cidadão e umbandista?

Mestre: Lembre sempre, que, seu direito termina onde começa o direito dos outros. Ter sempre, sabedoria humilde em tudo. Sabedoria não é sinônimo de cultura, colhida em altos estudos. Muitas pessoas que neste mundo não puderam aprender a ler e escrever ou o fazem de maneira precária e são muito sábias.

A Sabedoria com “S” maiúsculo é um dom do espírito que o acompanha pelas suas reencarnações afora. Muita leitura dá ótimo conhecimento e quando usado para o bem da humanidade é um prêmio para todos nós, não tenha dúvida.

Discípulo: Então como é que o Astral ensinam o que é o conhecimento?

Mestre: Dizem que não é para ser ostentado, mas par ser utilizado com bom senso, honestidade, amor ao próximo, desprendimento pessoal e honra. E que deve ser transmitido de acordo com o nível de consciência e capacidade de quem ouve. Os sábios já alertaram: “Tudo que foge ao habitual geralmente causa espanto e às vezes até medo.”

Discípulo: Mestre! Faço esta pergunta, no final deste nosso bendito reencontro: O Senhor, como Mestre, de Umbanda Esotérica, filho real e iniciado do Mestre Matta e Silva (Yapacani). Vê o estudo do Evangelho de Cristo Jesus no nosso meio?

Mestre: Ao contrário do que alguns dizem que o Mestre era contra o Evangelho, existente aqui na Terra, por causa das deturpações, traduções errada, modificações propositais, eu tenho gravado numa fita, na pura voz do Mestre Matta e Silva, uma autorização para a sua leitura. Ele não era um fanático e sim um Mestre que sabia das coisas como raros sabem. Afirmou-nos que o Evangelho era importante seu estudo como conhecimento geral e cristão. Que houve alterações sim, mas que no miolo, na ESSÊNCIA da mensagem do Cristo, não. Que se procurássemos lê-lo com profundo Amor e Respeito, as mensagens ali contidas, só nos faria muito bem.

É claro que, na minha opinião, de minha família e discípulos da nossa Raiz. Em essência acredito nele, pois não ensina matar, não adulterar, na não usar da mediunidade para conquistas sexuais, não inventar macumbas onde elas não existem, não montar “trabalhos” desnecessários, não cobrar lei de salva onde não é preciso, não fabricar médiuns e iniciados, não falar mal e julgar outros médiuns da Raiz de Guiné ou de outra descendência, porque não comungam com as mesmas idéias. Ensina, sim a termos mais honra, mais dignidade, mais amor solidário, mais capacidade de perdoar e ter muita compaixão dos errados do mundo e principalmente, denúncia o Egoísmo, como a pior praga existente na Terra. Prega o Amor Incondicional como naquela citação: “Os meus discípulos são conhecidos por muito se amarem.” E não me consta que existe um grande amor sem cobranças no nosso meio. Mas é por aqui que fico, pois do meu lado o mensageiro de Ogum disse-me agora: “Cala-te, sobre este tema que desagrada a tanta gente do meio. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”. E obedeço e agradeço muito, pois um amigo leal, não é só, para bater palmas, também nos chamam a atenção quando necessário.

Discípulo: Peço seu agô e sua benção. Mais uma vez, vejo a diferença do senhor para muita gente, a sua HUMILDADE. Muito obrigado pela lição ao vivo que recebi, aqui e agora.

Mestre: Eu é que agradeço, pela honra de tê-lo em nosso meio, tão jovem e tão digno. Você é realmente um Iniciado confirmado do seu grau. Pai Orixalá o abençoe agora e sempre. Paz e Luz em sua vida.

Discípulo: Paz e Luz na sua vida, meu querido Mestre.

Nenhum comentário: