Visitantes

sábado, 23 de julho de 2022

Momento de Reflexão - A CHAMA DA ALMA

A CHAMA DA ALMA

Havia um rei que apesar de muito rico, tinha fama de ser um grande doador, desapegado de sua riqueza. De uma forma estranha, quanto mais ele doava ao seu povo, auxiliando-o, mais os cofres do palácio se enchiam.

Certo dia, um sábio que estava passando por muitas dificuldades, procurou o rei. Ele queria descobrir qual era o segredo daquele monarca.

Como sábio, ele pensava e não conseguia entender como é que o rei, que não estudava as sagradas escrituras, nem levava uma vida de penitência e renúncia, ao contrário, vivia rodeado de luxo e riquezas, podia não se contaminar com tantas coisas materiais.

Afinal, ele, como sábio, havia renunciado a todos os bens da terra, vivia meditando e estudando e, contudo, tinha muitas dificuldades na alma. Sentia-se em tormenta. E o rei era virtuoso e amado por todos.

Ao chegar em frente ao rei, perguntou-lhe qual era o segredo de viver daquela forma e ele lhe respondeu:

– Acenda uma lamparina e passe por todas as dependências do palácio e você descobrirá qual é o meu segredo. Porém, há uma condição: se você deixar que a chama da lamparina se apague, cairá morto.

O sábio pegou uma lamparina, acendeu e começou a visitar as salas do palácio. Duas horas depois, voltou à presença do rei, que lhe perguntou:

– Você conseguiu ver todas as minhas riquezas?

O sábio, que ainda estava tremendo da experiência, porque temia perder a vida se a chama apagasse, respondeu:

– Majestade, eu não vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina que só fui passando pelas salas.

Com o olhar cheio de misericórdia, o rei contou o seu segredo:

– Pois é assim que eu vivo. Tenho toda minha atenção voltada para manter acesa a chama da minha alma que, embora tenha tantas riquezas, elas não me afetam. Tenho a consciência de que sou eu que preciso iluminar meu mundo com minha presença e não o contrário.

“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”
Adam Smith

Conheça alguns dos terreiros da Raiz de Guiné:
@umbandadobrasil.com.br
@tuosa_mg
@tendadeumbandaorientalcv
@tuocasanovaesperanca @tuosenhoresdasmatas

#siteumbandadobrasil #radioumbandadobrasil #raizdeguiné #tuocpbrj #tuocv #tuosamg #tuocne #tuosma_mg

Nenhum comentário: