Rogério Corrêa – Dirigente da TUO-CPB: Em relação à túnica azul, eu ouvi dizer que cada grau teria uma cor relativa de túnica. Sendo que nas imagens de Itacuruçá eu não vejo nada disso. Isso é a verdade?
Entrevista: Matta e Silva por Mário Tomar
https://youtu.be/GpX_PNu_Zd4
Mestre Mário Tomar: Como nós não tínhamos internet na época em que o Matta estava vivo, as imagens dele não eram difundidas. O Matta só deixava filmar alguma coisa se fosse para recordação da pessoa e com a recomendação de não colocar aquilo no vento.
Hoje, como o Matta está falecido, as pessoas botam imagens dele sem o menor critério. Isso, para mim até dói. Pois, parece que jogaram no lixo uma que é coisa sagrada. Uma coisa simples, mas sagrada.
Hoje todo mundo quer usar azul. As pessoas precisam conhecer o cerne da umbanda. O cerne é a semente que movimenta tudo isso.
As pessoas conhecem apenas 30% da parte exterior e não conhecem nada da parte interior. Então, ficam escondidos nessas coisas, chamando a atenção para um bocado de coisas supérfluas, como cores, chaves, signos entre outras coisas mais.
E se soubessem, realmente, as funções das cores na própria natureza, não fariam nenhuma dessas besteiras.
Sim, o azul significa a calma. Ótimo, uma beleza, mas o azul tem que ser vibrante. Atuante. Ter vida! E, assim, a gente vê um bocado de coisas que são umas bobagens.
Não sabem o porquê e aí inventam. Se o camarada gostar de "rosa choque" vai dizer que é coisa de criança de elevado grau e as outras pessoas aceitam.
Conheça alguns dos terreiros da Raiz de Guiné:
@umbandadobrasil.com.br
@tuosa_mg
@tendadeumbandaorientalcv
@tuocasanovaesperanca @tuosenhoresdasmatas
#siteumbandadobrasil #radioumbandadobrasil #raizdeguiné #tuocpbrj #tuocv #tuosamg #tuocne #tuosma_mg
Nenhum comentário:
Postar um comentário