Visitantes

sábado, 12 de julho de 2014

Aba Tinga 77 Clica Aqui.




“Aceitar a presença dentro de si do imigrante europeu, do índio dizimado, do negro escravizado, é reconhecer que se é ao mesmo tempo explorador e explorado, carrasco e vítima, rico e miserável, justo e injusto”. -
E, assim, a visão sociológica do problema, com aguda percepção filosófica, aproximou-se da realidade espiritual então reinante e de seu grande impasse real:
- Como reunir outra vez na paz, na concórdia e no perdão, os carrascos e as vítimas, os justos e os injustos? -
A resposta do Astral a esse dilema foi a reunião, em um novo nível espiritual, dos diversos valores religiosos do europeu espoliador, do índio dizimado e do negro escravizado, de modo que a aceitação geral fosse possível e que cada um tivesse o que aprender e que ensinar.
A Umbanda Esotérica está para a Umbanda Popular assim como a flor está para abelha, a quem atrai e alimenta, recebendo, em troca, a dispersão de seu “pólen”.
A Umbanda Esotérica não é uma subdivisão da Umbanda Popular; fruto da vivência Iniciática, ela é o eixo direcional da metamorfose religiosa nacional, que vai elevar a Umbanda à sua forma mais estável.
Contém em si mesma, a TRIAGEM e a FUSÃO dos mais representativos conceitos religiosos extraídos das raízes esotéricas - a ameríndia, a melanida, a ariana e a heleno-semita - que compõem a Umbanda Popular.
Por seu turno, a Umbanda Popular, por ser a sua teoria mais simples e acessível, toma agora um cunho de religião nacional e temos a premonição de que num futuro não muito distante, ver-se á a primazia do CABOCLO sobre o PRETO VELHO, uma vez que, como o seu próprio nome já indica, ele não é Branco, nem Índio e nem Negro: ele é o CABOCLO BRASILEIRO.
Ivan H. Costa/Mestre Itaoman
Da obra PEMBA A GRAFIA SAGRADA DOS ORIXÁS
EDITORA THESAURUS

Nenhum comentário: