DESDE 1992 NA PRATICA DA CARIDADE
ANO: 12/MARÇO/ABRIL:2012/NUMERO:64
ANO: 12/MARÇO/ABRIL:2012/NUMERO:64
Os
Três Mestres
por Itayubá
por Itayubá
Temos a honra de levar
aos nossos leitores, textos de três
mestres da Sagrada Raiz de Guiné e antigos discípulos de Mestre Yacapani, mais conhecido no meio literário como W. W.
da Matta e Silva.
Oriundos de áreas
profissionais bem distintas - um músico, um dentista e um militar das forças
armadas, com vivências e características de personalidade diferentes entre si,
cada um procurou colocar em prática seus mestrados, tanto no interior, quanto
fora dos templos.
Embora desenvolvessem
individualmente sua própria forma de praticar e ensinar o que aprenderam, têm
em comum a fidelidade ao seu velho Mestre, procurando sempre honrar sua
memória.
O primeiro texto é um
alerta, àqueles que dizem fazer Raiz de Guiné, mais criticam seus mestres e,
por mais absurdo que pareça, criticam e deturpam os ensinamentos deixados por
Pai Guiné de Angola.
O segundo texto, aborda a
diferença entre os aspectos esotéricos e exotéricos da Umbanda, dando também um
alerta quanto às responsabilidades de seus iniciados. A autoria deste texto é
de mestre Aramirim que desde 2007 nos brinda com profundos ensinamentos que,
bem compreendidos e colocados em prática, formam médium e cidadãos de caráter.
O terceiro trata-se de
uma entrevista, gentilmente cedida por nosso irmão, José Rogério, onde podemos
sentir as ideias de um mestre de Raiz e confirmar que Mestre Yapacani estava
mais preocupado em cuidar e formar homens de caráter, demonstrando que a
Umbanda tem magia, contudo, o mais importante é formar cidadãos.
Suas bênçãos, meus
mestres!
Fotos e
Verdades
Por Maurício Omena (Yracuera)
Por Maurício Omena (Yracuera)
Antes de darmos início a
este artigo, queremos deixar bem claro que conhecemos vários chefes de terreiro
(Tátas, Comandantes Chefes de Terreiro, Diretores de Culto, etc.) e, cada um
deles, receberam seus ensinamentos de várias fontes. Cabe aqui, respeitarmos
cada uma dessas fontes, principalmente se esses ensinamentos surtem efeito no
que diz respeito ao auxílio aos filhos de fé...
Estamos nos referindo
aqui a chamada “Raíz de Guiné”, que é doutrina umbandista baseada nos
ensinamentos dados pelo preto velho Pai Guiné d’ Angola, através do médium W. W
da Matta e Silva.
Não é de hoje que vemos
em fotos de jornais, revistas, mensários e outras publicações da nossa
religião, uma pessoa, geralmente postada em frente a um congá, com ares de
mistério, trajando uma túnica azul, cheia de sinais da nossa Lei de Pemba e,
vemos logo abaixo dessa foto, estampado em letras garrafais: “Mestre da Raíz de
Pai Guiné de Angola”.
Procuramos investigar e
vemos que essa pessoa nunca teve contato com Matta e Silva e que, nem eu, nem
nenhum dos meus mestres irmãos de Santé, sequer chegamos perto do dito
“mestre”. Sim, porque para ser iniciado na Raíz de Guiné, ter nome iniciático,
receber ensinamentos ocultos e preparos especiais, isso tem que ser dado por um
de nós ou por um de nossos iniciados – filhos de santé. Essa é uma Lei Arcana e
que ninguém até hoje ousou quebrar, pois sabe das consequências de tal
“quebra”. Sim! Meus queridos “mestres”, essa é a verdade nua e crua.
Outros se dizem “coroados
pelo astral” (como se Caboclo, Preto Velho e Criança vivessem “jogando coroas”
das nuvens, para que caiam na cabeça de quem cair). Dentro dessa categoria, de
Médium Missionário, dentro da Umbanda (Raíz de Guiné), coroado antes de
encarnar pelas Hierarquias Constituídas só conhecemos um – W. W. da Matta e
Silva (Yapacani) – pelo menos até os dias atuais.
Ah! Você é missionário
também! Convide-me para ver se você, manifestado com a sua entidade protetora,
produz metade (ainda deixo metade), dos fenômenos mediúnicos que ele produzia
com o Pai Guiné d’ Angola (dos quais eu fui testemunha), que eu, com certeza me
retratarei publicamente. Mais cuidado! Muitos me convidaram e se arrependeram...
Você não tem Pai de
Santé, não tem orientador, se auto coroou - parabéns! Na verdade você deve ter
tido, mas não deu valor a ele e, naturalmente, engrossa hoje a fileira dos
ingratos. Cuidado na hora do seu julgamento pelos Tribunais do Astral!
Mas, porque falei tudo isso? Porque esses pseudos mestres vivem enganando
o povo ingênuo, vendendo iniciações (sem ter nenhum direito astral para dá-las)
por preços exorbitantes. Cuidado com eles irmãos!
Lembrem-se
senhores: Essa sua bela foto com seus sinais riscados na sua bela túnica
(geralmente errados, sem correspondência à sua Vibração Original, à sua
Entidade de Guarda, seu Guia de frente, seu Exú, etc.., ou foram copiados de
algum livro do gênero, sem correspondência nenhuma com suas proteções afins,
ou, o pior, às vezes, sem o grau que essas Entidades que o acobertam têm). Está
já, com certeza, no Plano Astral e, quem sabe, deve estar fazendo parte do seu
processo de condenação. Há várias penalidades da Lei Imutável cobradas através
dos Tribunais do Astral. Raciocinem bem nisso!
Conversando
com o Mestre Aramirim / no salão
Discípulo:
Paz e Luz Mestre, em seus caminhos e de toda humanidade. Como é bem revê-lo!
Volto com aquele pedido de doar-me novos conhecimentos e aproveito a
oportunidade para lhe agradecer. Há algum tempo tenho passado essas jóias para
várias pessoas no nosso Brasil, como me autorizou pessoalmente. Segundo me
informam sempre, de algum modo, graças ao Astral Superior, muitos pararam de
fazer uma mistura de várias coisas numa verdadeira salada esotérica com condimentos exotéricos
Mestre: Paz
e Luz, caríssimo Guerreiro da Umbanda.
Meu caro, existe um certo “jogo de ilusões” que é muito usado no nosso meio
umbandístico brasileiro, com algumas exceções, evidentemente. Nele existe uma
regra que é: quanto mais se mistura lendas e crendices, mais sucesso. O Mestre Matta e Silva dizia: - “Pobres almas que das brumas ainda não
saíram.” E nós nos perguntamos fazer o quê?
A Umbanda tem duas faces
uma é cara e a outra é coroa. Uns gostam da coroa e outros gostam da cara. A
cara faz mais sucesso, pois é um ótimo campo aberto totalmente para tudo e para
todos. Tem sempre um lugar para mais uns.
Quando surge algo sobre
Umbanda, nos meios de comunicação, é sempre o lado da chamada Umbanda Popular e isso sem muita
escolha pois o importante é atingir o máximo que puder e é isso que dá ótima ou
boa audiência.
O que chega ao público em
geral, ao mundo popular não apresenta os fundamentos e os conceitos da
verdadeira Umbanda Milenar. Este lado o que o povão conhece é algo confuso pois
cada terreiro faz diferente do outro e não apresenta uma só visão cultural, um
só tipo de caminho a seguir e uma só maneira de ver e analisar as coisas.
A Umbanda real é dirigida
por espíritos que são regidos pelo
Astral Superior e esses seguem uma certa
disciplina e cumprem normas que foram determinadas pelo Astral Superior e não
pela vontade de médiuns.
Pela profundidade das
Leis existem ainda em alguns terreiros, que se dizem da Raiz de Guiné,
resquícios do mundo exotérico. São geralmente fáceis de identificá-los, pois só
seguem a Raiz de Guiné mesmo, quando há segundos interesses, tais como certa
promoções e aspirações mundanas. Vivem ainda atrelados a laços de amizades,
promoções pessoais e visões políticas. Seus líderes ainda não entenderam
direito as Regras deixadas por Pai Guiné. Basta ser amigo ou parente e tudo
está certo ou tem a possibilidade de se dar um tal de jeitinho. As coisas se
complicam mais quando em nome disso iniciam quem não tem competência para tal.
A Umbanda Esotérica
legítima ama, respeita, ajuda, orienta e faz, mas nunca quebra regulamentos que
foram deixados por Pai Guiné para
bajular quem quer que seja e isso inclui as nossa autoridades.
Como pode um ser humano
que viveu o certo, viu efeitos físicos,
acompanhou as curas, ouviu as aulas, foi ajudado e no final trocar tudo por
causa de status físico, ou seja, social?
Não é à toa que
Preto-Velho Guiné doou a nós as 7 Lágrimas. Muitos no nosso meio não precisam
lavar seus uniformes pois eles estão sempre molhados com essas lágrimas, é só
colocar para secar e vestir de novo.
Discípulo: Muito
obrigado, mestre, realmente este problema existe por aí.
É lamentável que certos
irmãos que possuem capacidade de fazer as coisas certas, não o fazem. E com isso ele perde e nós também, pois a
união faz a força.
O senhor quer me passar
mais alguma coisa hoje?
Mestre:
Sim! Umas recomendações são necessárias:
1. Para estudar
espiritualismo ou ensinamentos esotéricos de Umbanda é preciso: prometer e
cumprir que vai tirar meia hora por dia ou mais para estudar ESOTERÍSMO DE
UMBANDA, aconteça o que acontecer.
2. É preciso ler cada aula ou ensinamento
fazendo uma reflexão com a mente e o coração abertos.
3. Jamais afirmar que
isso ou aquilo é mentira ou verdade, certo ou errado.
4. Ler, parar no final de cada linha e meditar
sobre o que leu. Em cada parágrafo, em cada página e em cada capítulo fazer o
mesmo.
5. Nunca ler nada de
forma como lê jornal ou revistinhas em quadrinhos. Passe cada coisa pelo “crivo
da razão” , mas com boa vontade e não com idéias preconcebidas. Traga tudo para
seu íntimo, procurando com muita boa vontade conscientizar-se de como este ou
aquele assunto está relacionado com sua vida pessoal ou do grupo que pertence
ou dirige.
6. Leia com amor, com
responsabilidade e respeito. Após, fique em silêncio e medite, reflita mesmo e
pergunte-se, em frente à seu espelho, tal qual aquela personagem de uma
história: “Espelho, espelho meu, que tipo de médium, de mestre, de sacerdote
sou eu? Em qual lágrima, entre as sete lágrimas de Pai Guiné, estou enquadrado?
E lá de dentro ouvirá seu
mestre interior, e não seu egoísmo tolo, responder:
“Tu és um iniciado.
Para de aconchegos e bajulações e de conchavos. Cumpra o que Jurou nos pés da
Santa Cruz das Santas Almas Benditas do Cruzeiro Divino. Seja honesto com tudo
e para com tudo. Nunca tenha duas caras. Tenha fé em Deus para valer. Vá e
cumpra seu dever. E cumprindo isso realmente será aceito no ASTRAL como
iniciado, sacerdote ou Mestre, da Real Umbanda Esotérica, de Jesus, Nosso Pai
Orixalá”.
Vá, meu filho e reflita em tudo que lhe falei
agora como você sempre fez com tudo que lhe passei e assim será mais
feliz. Agindo assim sua consciência não
terá de ficar lhe cobrando e seu ouvido espiritual não terá de ouvir os
qualificativos -“ Perjuro, perjuro, perjuro...”
Discípulo: Mestre, eu que pratico na Umbanda,
sempre fui muito fiel a tudo que aprendi e vivi junto ao senhor e pretendo
continuar assim. Lastimo realmente muitos que lêem seus ensinamentos com se
fosse gibi ou revistinha em quadrinhos A preguiça espiritual e mental é muito grande nesses e o chamamento do
material é muito forte e a esses posso repetir a lição antiga; “O pior cego é o que não quer
enxergar e o pior egoísta, vaidoso e hipócrita é o que não quer mudar nada em
suas vidas para melhor realmente.
Sua benção. Muito
obrigado mais uma vez.
Mestre: Que
nosso Pai Supremo o abençoe agora e sempre. Que Senhor Jesus, Nosso Pai Orixalá
o impulsione sempre e o faça lembrar que estamos com a responsabilidade de
ajudar a formar médiuns iniciados e não juntar amigos e parentes, para mostrar
como somos bonzinhos e cordiais.
Entrevista
virtual com o Sr. Omar Belico dos Reis (Yatyçara)
Fonte:
http://umbandadeportasabertas.blogspot.com.br/
É com muita alegria e
satisfação que postamos uma pequena entrevista virtual que fizemos com o Sr.
Omar Belico dos Reis (mestre Yatyçara), músico, compositor e poeta o qual sem
medir esforços nos respondeu as perguntas formuladas.
Mestre Yatyçara é discípulo
direto de W.W. Da Matta e Silva, (Mestre Yapacani), coroado no 7º Grau da Raiz
de Guiné.
Blog - Como e quando foi seu encontro com Matta e
Silva?
Mestre
- O Meu encontro com o Matta e Silva foi por volta de 11 de Setembro de 1974
quando li uma entrevista sua no Jornal “O Espiritualista” dizendo que residia
em Itacuruçá por ordem espiritual, nessa altura eu já tinha folheado um dos
seus livros “ Umbanda no Brasil “ e a partir daí o nome W.W da Matta e Silva
ficou gravado na minha mente. Enviei uma carta para lá e logo recebi a
resposta, em seguida nos encontramos na Livraria Freitas Bastos no Rio de
Janeiro e depois comecei a frequentar as reuniões em Itacuruçá.
Blog–
Como era o Velho Mestre como pessoa, no seu dia-a-dia, dentro e fora do
Terreiro?
Mestre -
Matta era um homem simples que escondia profundos conhecimentos da
espiritualidade e da natureza humana, um verdadeiro Mestre.
Blog
– Passados tantos anos do advento da obra de Matta e Silva e Pai Guiné, vemos
irmãos umbandistas que ainda não compreenderam sua obra, e o atacam sem o
mínimo de respeito. Qual a sua visão sobre a Umbanda que o Sr. Conheceu na
T.U.O. e a Umbanda de hoje?
Mestre - Eu
não acredito na unificação da Umbanda, pois ela é uma só, mas é praticada de
acordo com os graus de entendimentos e da evolução de cada um, há quem se
aprofunde nos encantos dos seus mistérios e há quem a segue pela fé e razão, os
dois juntos seria o perfeito, se nesse mundo houvesse perfeição. Os livros do
Matta agradam alguns e desagradam a outros, foram escritos para esclarecer e
alertar, assim sendo é natural que sejam criticados ou elogiados. A expressão
”Acredite quem quiser” faz parte de um ponto cantado da raiz de Guiné e diz tudo.
Para deixar mais claro: A
Umbanda é um movimento de luz que veio para guiar os adeptos dos cultos
afro-ameríndios etc... através do médium Zélio de Moraes... isso nós já sabemos
e quanto a Umbanda ser popular ou esotérica é consequência de um estudo mais profundo
ou não dos seus rituais e magia, mas, nem todo mundo está preparado ou tem
cultura o suficiente para analisar um Arqueômetro e outros, e não é por isso
que deixa de ser um médium muitas vezes extraordinário. O que mais importa é
que tendo boa intenção vai atrair uma boa cobertura espiritual, porque os Caboclos e Pretos-Velhos não estão atrás
de pessoas dotadas de grande cultura, a Umbanda é dos simples de coração e veja
no livro "Macumbas e Candomblés" quando o Matta elogia e indica o
centro do Capitão Lauro observe o Congá cheio de imagens, etc... O Matta sempre
falou sobre isso.
A boa Umbanda Esotérica não está ao alcance de todos e temos de respeitar a boa Umbanda Popular.
A boa Umbanda Esotérica não está ao alcance de todos e temos de respeitar a boa Umbanda Popular.
Blog-
Fale um pouco do seu processo de iniciação. E nos dê um pouco da sua visão da
importância deste processo para quem está no caminho da iniciação, ou que
deseja trilhá-lo.
Mestre - O processo de iniciação deve começar junto
com o amadurecimento do filho de fé, a empolgação deve ser alertada, pois o
caminho é longo e árduo e nem sempre, por diversos motivos, consegue entregar a
missão cumprida na íntrega aos pés do nosso meigo Oxalá.
Na Iniciação e no
caminhar envolve uma vida de aprendizado, coisas da mediunidade, mirongas,
pontos, etc...não bastam, o principal é o crescimento espiritual do individuo.
Blog
– Hoje notamos o distanciamento dos irmãos praticantes da Umbanda Esotérica, o
que acabou dispersando um pouco aquele movimento crescente e envolvente que
trazia luz para os Congás e para os buscadores de nossa Umbanda. Qual a sua
opinião sobre isto? E o que pode ser feito para que aqueles que procurem, além
dos livros, possam encontrar a verdadeira iniciação?
Mestre
- Aí eu volto com a empolgação, é preciso saber levar a missão se você acredita
nela, não crie ilusões, leia e releia as “Sete Lágrimas de um Pai Preto”,
estude, medite e tendo fé vai encontrar a paz, serenidade, a luz que existe num
congá de Umbanda.
Os Postulados(*) da Umbanda
Por: W.W. da Matta
e Silva (Fonte: Doutrina Secreta da Umbanda)
(*) s.m. Matemática
Princípio ou fato indemonstrável ou não demonstrado, cuja admissão é necessária
para estabelecer uma
demonstração. (Cf. axioma.)Tempo de exercícios e
provações que antecede
o noviciado nas casas religiosas.
5º
POSTULADO
(No que diz respeito ao Carma-Causal do Cosmos Espiritual)
Cremos e ensinamos existir uma Via de
Ascensão Original, isto é, 1ª Via de Evolução dos ESPÍRITOS, dentro do Espaço
Cósmico, e que já definimos como o vazio-neutro ou Cosmos Espiritual, própria
do Carma-Causal.
Nessa Via, a EVOLUÇÃO é infinita, isto
é, o Arcano não revela que obedece a uma reversão, a um limite, a um
ponto-final, etc. Diz que saímos dela e temos que voltar a ela.
Como Carma-Causal admitimos ser a Lei
básica, fundamental, estabelecida pelo Poder Supremo, de toda Eternidade, a fim
de regular;
educar, os estados
consciencionais dos Seres Espirituais, em relação direta com o uso do chamado
livre-arbítrio.
Como livre-arbítrio entendemos a percepção consciente, própria do Espírito, de poder expandir suas afinidades Virginais, ou as vibrações Volitivas de sua natureza, sem cerceamento, sem limitações.
Lei Cármica estabelecida - frisamos - para regular, educar, em relação direta com um sistema evolutivo, completamente vedado, pelo Arcano Maior, quanto ao seu funcionamento essencial.
Revela somente da existência desse
Cosmos Espiritual (já o denominamos, em obra anterior, Reino-Virginal), dessa
1ª Via de Evolução, dentro de uma linha ou desse sistema evolutivo, distinto, que vamos definir como Carma-Constituído,
isto é, sem tudo isso que já conhecemos como lições,
experimentações, provações, reajustamentos, etc., próprios do Universo-astral,
com sua disciplina imposta, posteriormente, a fim de reajustar a trajetória dos
espíritos nessa 2ª Via de Evolução, que conscientemente escolheram, quando se
deu a queda ou descida para ela.
É bom que lembremos ao leitor que naquele Cosmos Espiritual os Espíritos “habitavam, e habitam” ainda, puros, completamente isentos de quaisquer veículos provenientes da citada substância.
Assim, para que se entenda o porquê dessa queda e ainda o porquê da criação
do Universo-astral, temos que falar da Origem do Sexo.
Próxima Edição: 6º
Postulado (No que diz respeito à origem
do sexo dos Espíritos)
A oração é a chave da manhã e a tranca da
noite.
(Gandhi).
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