Visitantes

domingo, 3 de abril de 2011

DESDE 1992 NA PRATICA DA CARIDADE
ANO: 11 ABRIL/MAIO:2011 NUMERO:58


Saravá São Jorge e Saravá Ogum.


Prece à Ogum

PAI, que minhas palavras e pensamentos cheguem até Vós em forma de Prece e que seja ouvida.
QUE essa prece corra mundo e universos e chegue até os necessitados, em forma de conforto para suas dores.
QUE corra os quatros cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos, em forma de brado e advertência, de um filho de OGUM que sou e nada temo, pois sei que covardia não muda o destino.
OGUM, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que as minhas ações sejam sempre férteis, como o trigo, que cresce e alimenta a humanidade nas suas ceias espirituais, para que todos saibam que sou teu filho.
OGUM, senhor das estradas, faça de mim um verdadeiro andarilho e que eu seja sempre fiei caminheiro, seguidor do teu exército.
E, que nas minhas caminhadas, só aconteçam vitórias e, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um vitorioso, pois nós, os vossos filhos, não conhecem derrotas.
PORQUE sendo o senhor, o Deus da Guerra, nós vossos filhos, conhecemos a luta, como esta que eu travo agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o senhor como meu pai, a minha vitória será certa.
OGUM, meu grande pai protetor, faça com que o meu dia de amanhã seja tão bom quanto o de ontem e hoje.
QUE na minha estrada e no meu jardim só existam flores, que meus pensamentos sejam sempre bons e que aqueles que me procuram, consigam sempre remédios para os seus males.
OGUM, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, que cruzem com o propósito de engrandecer, cada vez mais, a Ordem dos Cavalheiros de Ogum.
PAI, daí luz aos meus inimigos, pois se eles me perseguem, é porque vivem nas trevas e, na realidade, perseguem a luz que vós me destes.
SENHOR, me livra das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos grandes, da inveja, das mentiras, das vaidades que só levam à destruição. E que todos aqueles que ouvem esta prece e também aqueles que a tiverem em seu poder, estejam livres das maldades do mundo.
OGUM, que eu possa sempre dizer para aqueles que me pedem a benção:
MEU PAI TE ABENÇOE !

Conversando com o Mestre Aramirim / no salão
Discípulo: Paz e Luz Mestre. Que prazer enorme revê-lo e ainda poder conversar um pouco com o senhor, buscar algo a mais neste caminho e tirar minhas dúvidas, se possível. Sua benção!
Mestre: Seja bem vindo. É um prazer para mim. Pai Orixalá o abençoe agora e sempre.

Discípulo: Por que é tão difícil um acordo entre os seres humanos e até mesmo no nosso meio umbandista.
Mestre: Um dia um mestre mais antigo me deu umas mensagens para ler e delas guardei com carinho algumas e das mesmas vamos tentar tirar algo bom para você:
“Fácil é chegar-se a um acordo com o ignorante; mais fácil, ainda com o que sabe distinguir as coisas; mas, aos homens enfatuados, com um saber insignificante nem Cristo Jesus é capaz de convencer. Conhecer é saber, e a sabedoria leva a Justiça. A Verdade está acima de todas as opiniões e de todos os partidos. O ignorante é como o cego que não a vê.”

Discípulo: Realmente. Isso é a pura verdade. O Senhor pode me dar agora mais alguma coisa real sobre iniciação no nosso meio?
Mestre: Vamos lá: para tal é necessário que você esvazie, por algum tempo, sua mente de qualquer ilusão, tal como, ela ser uma porta milagrosa que vai resolver todos os seus problemas íntimos e físicos. No caso da Umbanda Esotérica ela é totalmente diferente de outras Iniciações existentes e bem faladas pelo mundo afora.
Ela só é positiva se o iniciando colocar-se à vontade e mudar muita coisa na sua vida. O Senhor Jesus afirmou que não se deve colocar remendo novo em vestido velho e nem vinho novo em odres velhos. Então o candidato deve mudar o modo de pensar, de falar e de agir, tudo para melhor. Se não for assim teremos na realidade, mais um fantoche vestido de branco, com um título. Apenas isso e nada mais. Iniciação significa MUDANÇA na maneira de viver no mundo profano e no nosso mundo esotérico.

Discípulo: O senhor podia me falar algo mais sobre Magia de Umbanda?
Mestre: Ela é a aplicação da vontade humana dinamizada sobre as forças vitais da natureza. Você deve, como um verdadeiro iniciado, estudá-la cuidadosamente, sem fanatismo tolo e doentio e tudo sob a tutela do Astral e de nós, que somos um pouco mais experientes do que você e temos um tempo mais longo de serviços na Umbanda Esotérica.

Discípulo: O que mais é preciso fazer?
Mestre: Meditai sobre tudo que vier para você neste caminho. Tenha calma. Não aceite nada de ninguém sem que tenha certeza do que é certo e o que é errado. Veja bem o que é real e o que é ilusão. O real é a Magia e a ilusão é a mágica que alguns usam para impressionar e prender seus filhos junto a si.

Discípulo: Qual é a maior virtude do mago ou do magista umbandista?
Mestre: Crença absoluta em Deus. Muito estudo e conhecimento, muita força de vontade, desejo forte, poder mental, concentração correta e absoluta e muito silêncio sobre tudo.

Discípulo: Qual o maior perigo?
Mestre: Infelizmente, o que mais vemos no nosso meio é vaidade, orgulho, mais do que o normal.

Discípulo: Como o mestre ou o sacerdote deve proceder com o candidato a iniciação, após ter absoluta certeza que este está realmente pronto para tal responsabilidade?
Mestre: Após, uma lenta, atenta, rigorosa e despistada observação, durante um bom tempo, do candidato-neófito, tendo-se a capacidade de medi-lo será fácil perceber seus pensamentos, seus sentimentos e suas ações na vida profana, familiar, social, profissional e no terreiro.
É muito importante que se busque na Entidade-Chefe a autorização para dar-lhe um curso preparatório para sua nova função templária e profana.
Reconheço que pelo Brasil afora alguns irmãos são os “negativos” de plantão e que estão sempre prontos para bloquear as verdadeiras ordens vindas do Real Astral do Aumbhandan. Esses estão mais preocupados em apontar erros e mais erros daqueles que foram iniciados até dos que foram aceitos
Vamos ficando por aqui. Este assunto merece reflexão e para que você possa entender os porquês dos meus cuidados peço sua permissão para citar o seguinte tirado da Sabedoria Real, a de Nosso Pai Orixalá, o Senhor Jesus:
“Com a mesma medida que aferires aos outros sereis aferidos”
“A palavra do homem será o seu fardo.”
“Condutores cegos, que coais um mosquito, e engolis um camelo”
“Todo aquele se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado”
“Guardai-vos dos falsos profetas, que vem a nós com vestido de ovelha e dentro são lobos vorazes”.
Discípulo: Agradeço mais uma vez, pela sinceridade de suas palavras e peço para ter a oportunidade de fechar nossa aula de hoje com mais um ensinamento de Jesus: “Não pode a arvore má dar bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e metida no fogo”.
Mestre: Pai Orixalá o abençoe agora e sempre. Vá, meu filho, com o Senhor dos mundos e de todos nós em seu coração. É sempre muito bom ensinar pessoas como você. Pessoas essas que são inteligentes, cultas e humildes. Eu sem dúvida nenhuma, acabo também aprendendo muito. Graças a Deus.






Do Livro: Umbanda sem medo: em olhar-se no espelho da consciência!

Autor: Cláudio Zeus

“Que corram os falsos, os hipócritas e fingidos que infestem nosso meio.
Esta também é uma lição para os dignos e honrados dentro da Umbanda. QUE SERÁ JOGADO FORA PELOS DISSIMULADOS, ORGULHOSOS E VAIDOSOS DE PLANTÃO”.

Por que o que muitos ainda não entenderam e se recusam mesmo a fazê-lo é que, por SEUS COMPORTAMENTOS, demonstram inequivocamente, por mais que tentem disfarçar, dissimular, falando em Amor de Oxalá, Humildade de Preto Velho, Perdão de Caboclo, Luz dos Orixás, Caridade como a Lei Maior, (mas ficam só falando mesmo), o que verdadeiramente a Umbanda, ou a doutrina/filosofia/religião/fé, que abraçam ou crêem, lhes ensina.

Esquecem especialmente, a grande lição que os mensageiros da Umbanda não cansam de ditar e exemplificar, o exercício diário de olhar-se no espelho da própria consciência e pesar, fui coerente com o que digo crer e viver?

Mas pensemos, se tal crença é por si mesma um simulacro, já que o discurso não se coaduna com a prática, como chamar alguém de verdadeiro umbandista, ou qualquer outra opção doutrinária/filosófica/religiosa?
“De minha parte confesso que estou cansado até os ossos destes que não sei exatamente como designar, mas peço emprestado as palavras de Jesus;

"Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore.

Raça de Víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca

O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.

Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.".(Mateus, 12:33-37)
RAÇA DE VÍBORAS
Existem pessoas que se confundem ao meio em que vivem a tal ponto que perdem a própria identidade. É a esse tipo de criaturas que Jesus chama raça de víboras.


Pelo mimetismo, capacidade que certos animais possuem de tomarem a cor e a configuração dos objetos em cujo meio habitam, a víbora se confunde, por assim dizer, ao meio, tornando difícil a sua localização.

Muitos de nós, em situações adversas, preferimos nos deixar confundir com o meio do que sermos taxados de piegas ou moralistas indesejáveis.

Se estamos no meio dos corruptos, aplaudimos a corrupção.

Se nos encontramos entre os viciados, apoiamos o vício.

Se estamos com os sexólatras, louvamos a sexolatria.

Se estamos rodeados por pessoas honestas e dignas, enaltecemos a honestidade e a dignidade.

Falta-nos a coragem moral para nos posicionarmos de conformidade com a nossa consciência, independente do meio em que nos achemos.

Como cristãos, sabemos qual é a postura correta, mas preferimos nos deixar levar pela maioria pensando enganar a própria consciência. Esquecemos a recomendação do Homem de Nazaré: "Seja o seu falar sim, sim, não, não.”

"Todo mundo faz"! Este é o argumento com o qual alguns de nós tentamos justificar os atos indignos.

No momento em que Jesus se refere aos fariseus como raça de víboras, enfatiza também que todo pecado ou blasfêmia nos serão perdoados, exceto os cometidos contra o Espírito, contra a consciência.

O que o Cristo quis dizer é que os equívocos cometidos por ignorância, não serão contabilizados pelas Leis Maiores como infração, mas como tentativa mal sucedida.

Mas as infrações cometidas com conhecimento de causa, ou seja, contra a consciência, essas não serão perdoadas, e o infrator responderá por elas diante das Leis que regem a vida.

Assim, a desculpa de que todo mundo faz, não nos isentará da responsabilidade pessoal, pois a cada um será dado conforme suas obras, e não conforme as obras da maioria, pois o mérito ou demérito são individuais e intransferíveis.

Dessa forma, por mais que tentemos nos confundir com o todo ou com a maioria, não impediremos que as Leis Divinas nos localizem e registrem as nossas mais secretas intenções.

Deixemos o mimetismo para os animais e tomemos a postura cristã onde quer que estejamos, sem receio.

Sejamos firmes em nossas decisões nobres, sem nos preocuparmos em agradar as massas, mas com a única preocupação de agradar a Deus.

Allan Kardec, ao codificar a Doutrina Espírita, teve oportunidade de perguntar aos Espíritos:

“Por que, no Mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons?”

Os benfeitores responderam:

"Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão."

Esta e outras tantas questões estão em O livro dos espíritos.

Aproveite para conhecê-lo, neste ano em que completa 150 anos de esclarecimento e consolo.
Redação do Momento Espírita com base na pergunta 932 de O livro dos espíritos, de Allan Kardec, ed. Feb e no Evangelho de Mateus 12:34.

Eu que sou um estudante espiritual, estagiando na Umbanda nesta encadernação, não sou besta de desperdiçar tão vasto e profundo manancial de conhecimento como é a Doutrina Espirita, Baghavad Ghita, Torá, Tao Te King, Vedas e mais um tanto.

E menos ainda, do que ensina a Umbanda, através dos Amigos Espirituais que nos assistem.

Não sou modelo ou exemplo de nada ou coisa qualquer, mas ao menos, senão pela coerência com o que vivo como Umbanda, há uma herança maior que meu pai carnal me deixou, vergonha na cara!

E ai, como me queima a face quando me pego sendo incoerente...

Mas isto é o que me serve não é mesmo?

Paz e Luz!




Ponto de Oferenda Para ogum na Alta Magia de Umbanda.



“Quem, revendo o antigo, aprende o novo, pode ser considerado mestre” - Confúcio, filósofo chinês

Um comentário:

Edenilson Francisco disse...

Olá! As palavras do meu Amigo Cláudio Zeus são realmente maravilhosas não é mesmo?

Espero que as minhas usadas conjuntamente também possam sê-las.

Edenilson Francisco, autor do blog Umbanda...Aprecie Com Moderação,;

Texto: Umbanda sem medo, em especial de olhar-se no espelho da consciência!

http://espacoabertoestudosumbanda.blogspot.com/2010/05/umbanda-sem-medo-em-especial-de-olhar.html

Paz e Luz!