Visitantes

terça-feira, 1 de abril de 2008

ANO: 08 PRATICANDO A CARIDADE DESDE 1992 Nº35

FEVEREIRO/MARÇO/ABRIL 2008


No Salão... Continuação

Por: Aramirim


Após as festas de fim e início de ano, férias e o Carnaval, houve o reencontro, neste ano de 2008, naquele salão de estudos...


Discípulo: Abenção, meu Pai e Mestre Aramirim. Estava sentindo falta do senhor e de nossas aulas.

Mestre: Pai Orixalá já o abençoou. Pessoas como você, caro irmão, amigo e filho, sempre deixam saudades na gente, estou muito feliz em revê-lo.


Discípulo: Após um período longe por motivo de férias anuais aqui estou de volta pronto para perguntar mais.

Mestre: Então vamos lá.


Discípulo: Os umbandistas esotéricos usam de outros termos carinhosos para denominar Deus?

Mestre: Sim. Usamos muitos: “Senhor dos mundos e de todos nós”; “Pai Supremo”, “Espírito Supremo”, “Senhor de todas as Realidades”, “Pai nosso”, além de Deus, é lógico.


Discípulo: Fiquei sabendo que o senhor dia 6 de Janeiro fez aniversário de sua primeira ida a Itacuruçá para sua segunda iniciação, pois a primeira foi em Minas Gerais. Quantos anos o senhor tem de trabalhador nas lides de Umbanda e quantos anos de iniciado da Raiz de Pai Guiné?

Mestre: De Umbanda fiz 49 anos ininterruptos como trabalhador e de Iniciado por Pai Guiné e Pai da Matta e Silva em 12 de Junho de 2008 farei 30 anos.


Discípulo: O senhor faria tudo de novo?

Mestre: Sim. A Umbanda me deu a chance de resgatar muitos erros de vidas passadas e desta também através do trabalho regenerador.


Discípulo: O senhor tem alguma magoa ou decepção como iniciado?

Mestre: Espiritualmente não. Um pouco com alguns irmãos que passaram pelo que eu passei e se esqueceram disto muito facilmente e dos conselhos pessoais de Mestre Matta e Silva.


Discípulo: Como o senhor vê os 100 anos da Umbanda do Brasil?

Mestre: De forma muito feliz e agradecido por tudo que Umbanda religiosa trouxe para nós através do portentoso Caboclo das 7 Encruzilhadas, Pai Antônio e Orixá Male. Eu seria ainda mais feliz se pudesse ter tido a honra de conhecer e viver alguns minutos ao lado do inesquecível Zélio Fernandino de Moraes. Tenho um profundo respeito e admiração por tudo que eles fizeram e um orgulho imenso de ver a senhora filha do valoroso Zélio ainda trabalhando exemplarmente no seu terreiro. Desejo a ela a todos os irmãos daquela Tenda de Luz tudo realmente de bom, tanto no espiritual como no material.


Discípulo: porque o senhor disse religiosamente?

Mestre: O Sagrado Movimento Umbandista Brasileiro foi revelado religiosamente em 1908 e o milenar e Sagrado Aumbandam (Conjunto das Leis de Deus) foi revelado aos pouco pelas Entidades Astrais de Aruanda, extraídos que foram dos arquivos akashicos a Pai da Matta e Silva, mais ou menos pelos idos de 1956.


Discípulo: Então o senhor tem carinho pelas duas maneiras de praticar a Umbanda?

Mestre: Sim, Muito mesmo. Eu e familiares começamos na chamada Umbanda Popular e lá fiquei por muitos valiosos anos. Vivi com uma plêiade de grandes homens e fantásticas irmãs, exemplos de honra, lucidez, honestidade, capacidade e dignidade. E foi entre eles que aprendi as Leis Divinas Reais, principalmente o amor solidário e o perdão.


Discípulo: Fico muito feliz também em ver o que já havia visto e sentir o que já sentia que o senhor não é preconceituoso, orgulhoso e nem vaidoso e muito menos, como diz o dito popular: “nunca sujou no prato que comeu”. Estou satisfeito por hoje. Peço sua permissão para me retirar. Peço sua benção. Eu também vou refletir em tudo que o senhor acaba de me ensinar.

Mestre: Que assim seja, nobre Guerreiro de Umbanda, Que Pai Orixalá, o Cristo Jesus, Mãe Mariah de Nazaré, O Arcanjo Miguel e as Luzes Benditas do Astral Superior bem assim como da Corrente das Santas Almas Benditas do Cruzeiro Divino o guardem sempre e o ilumine, pois tenho a esperança que você fará pela sua vida afora muito mais que pude fazer. Muito obrigado por você e os demais filhos do nosso humilde Santé existirem em nossas vidas.



Cantinho do Zi Cerô/ Das Vantagens de ser bobo. Dlog Café Brasil.


Para começar a nossa conversa sobre o “Ser ou não ser Bobo, Eis a questão!”, procurei no dicionário a definição de bobo e encontrei o seguinte: ingênuo, inocente, indivíduo tolo, que diz asneiras, parvo. O oposto do bobo é o esperto, inteligente.

Mas, para Clarice Lispector, uma das nossas maiores escritoras, a questão pode ser vista por vários ângulos. Conheça a sua opinião no texto “Das Vantagens de ser bobo”: O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar no mundo.

O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, reponde: “Estou fazendo. Estou pensando”.

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia. O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem.

Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo parece nunca ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.

Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona.

Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar e, portanto, estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu.

Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: “Até tu, Brutus?”

Bobo não reclama. Em compensação como exclama! Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás, não se importam que saibam que eles sabem.

Há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas (não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil). Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo. Ah, quantos perdem por não nascer em Minas!

Bobo é Chagal, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas.

É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

Você já tinha parado pra pensar que ser bobo pode ter tantas vantagens?



Aprendendo com Matta e Silva.

UMA RESPOSTA ESPECIAL. (Livro: Segredos de Magia de Umbanda e Quimbanda)2º parte


OUTRA QUESTÃO: - “Pomba-Gira”, essa legitima e valente Exu-Guardiã. Misérias e imoralidades que cretinos de ambos os sexos praticam com o nome ou “sob a capa” dessa Exu de Lei.

Também já ultrapassam as raias do incrível as coisas que andam fazendo por aí, em certos ambientes sujos, que se rotulam de umbanda.

Não devemos citar muitas coisas, porque causariam tais impactos, tais aversões que... bem, citemos uma das coisas escabrosas que – pasmem! – já transformaram numa espécie de “regra ou tradição”...

Pois não é que é quase do entendimento comum de certos terreiros a aceitação ou a insinuação de que “os cavalos de Pomba-gira” são de “cabeça fraca”, isto é, tendem a se transviar, ter mais de um homem... por causa da “influência de Pomba-Gira”... porque – misericórdia, meu Deus! – dizem, “Pomba-gira é mulher de 7 Exus”...

Só não diremos que tamanho absurdo é fruto da crassa ignorância que existe por aí, porque também existem cafajestes – esses e essas que até alimentam essa infâmia por interesses escusos e, é claro, diretos, pessoais.

Irmãos umbandistas – médiuns dirigentes! Em nome de nossos caboclos e pretos-velhos e mesmo de nossos Exu-guardiões, combatam mais essa miséria moral, essa aberração, por todos os meios e modos possíveis! Digam, doutrinem, que isso não é assim...

Pomba-Gira é uma Exu-guardiã, da faixa vibratória feminina, necessária para a manipulação (ou equilíbrio) de certos fluidos passivos ou astromagnéticos, entre o pólo negativo e o positivo de todas as coisas, o mesmo que dizer, entre a esquerda e a direita, o úmido e o quente, o lunar e o solar etc., nos trabalhos de cunho essencialmente mágico ou de /magia da corrente Astral de Umbanda!...

Portanto, quando afirmamos acima que existem cafajestes infiltrados na Umbanda é porque temos notícia, informações “de vero” de que pretensos “pais-de-santo” são useiros e vazeiros no desvio de senhoras e moças, através do “santo”... apoiados nessa infame “regra ou tradição”...

A covardia moral de certas criaturas chega ao ponto de “usar a influência do santo” para envolver desprevenidos elementos do sexo feminino na trama de seus baixos-instintos... E não estamos dizendo novidade... os jornais, de vez em quando, publicam casos semelhantes... E os canalhas fazem tudo isso com a capa de Umbanda...



“Quando sentires que o peso do fardo que carregas é tão grande que já não te permite mais sorrir...

Lembra-te da rosa!

Ela carrega espinhos durante toda a sua vida, e mesmo assim, continua cumprindo sua missão na Terra de dar beleza e alegria a todos nós.”

Caboclo Ogum Yara Novembro/2004

Nenhum comentário: