Visitantes

segunda-feira, 25 de julho de 2022

A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios - RICARDO LINDEMANN

A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios - RICARDO LINDEMANN

Conheça alguns dos terreiros da Raiz de Guiné:
@umbandadobrasil.com.br
@tuosa_mg
@tendadeumbandaorientalcv
@tuocasanovaesperanca @tuosenhoresdasmatas

#siteumbandadobrasil #radioumbandadobrasil #raizdeguiné #tuocpbrj #tuocv #tuosamg #tuocne #tuosma_mg

Virgem e Peixes 2ª PARTE

O ponto de vista de Virgem é mais científico, analisa, critica os detalhes, levanta hipóteses, que tenta eventualmente falsear para investigar se sobrevivem ao teste. Assim, Virgem afirma "Ver para crer", que é o lema de São Tome, ou seja, que a tese experimentada é a mais próxima da verdade que até então se conseguiu encontrar, e dessa forma a Ciência funciona com o seu sistema analítico chamado de método científico.

As qualidades, portanto, associadas ao signo de Virgem são esse senso pratico discriminativo, analítico e meticuloso, ordeiro, que se caracteriza pela pureza, pela limpeza, pela disposição para o serviço, para sentir-se útil e pela busca da perfeição.

A Falta dessas qualidades costuma gerar os problemas do signo de Peixes, que poderá ser dubio, ou negligente por ser reticente. Peixes confunde-se facilmente com os detalhes, e parece ser incapacitado para encontrar um curso prático nas coisas da vida.

Pode ter uma inclinação a fugir da realidade. Esse é um problema que está associado à bebida alcoólica, e o pisciano pode até vir a afundar-se nas drogas, que constituem uma versão mais moderna e desastrosa desta tragedia antiga do álcool. O signo de Peixes é um signo de água, regido por Netuno, o deus dos mares, Peixes gosta dos líquidos, e, quando cai na bebida, tem grandes dificuldades de se reencontrar; por isso, às vezes, falta-lhe força de vontade, ele se mostra indeciso. O signo de Peixes precisa ancorar-se na realidade, e a falta das qualidades virginianas de senso prático são, em geral, os defeitos, vamos dizer, de uma natureza um pouco ingênua e desligada que seria a tendência sombria do signo de Peixes.

Por outro lado, as virtudes do signo de Peixes são associadas a sua natureza humilde, compassiva e simpática, emotiva, com tendência ao desprendimento das coisas materiais. Peixes é sensível e adaptável, impressionável e gentil, prefere se isolar no fundo do oceano, mas tem também uma natureza receptiva, intuitiva e compassiva. Então, de uma maneira geral, esse lado doce do signo de Peixes vai ser sua capacidade de aceitar e tolerar todas as diferenças e, praticamente, não percebê-las, de modo a ver so aquela substância onipresente da Divindade em todas as coisas. Assim, ele perdoa com mais facilidade, mas também muitas vezes sonha demais e foge ou se desliga das responsabilidades práticas do dia-a-dia.

Se diz as vezes que ele dá o prefixo e sai do ar, quando lembra de dar o prefixo... Eu me lembro de um caso, de uma aluna minha que era virginiana e tinha um pai pisciano. Ela nos contou em sala de aula, que o seu pai tinha conseguido fechar o carro e deixar a chave la dentro, inclusive com o carro ligado. Eu achei aquilo extraordinário.

Então, em outra oportunidade numa festa, fui apresentado a ele e num momento oportuno perguntei-lhe sobre o ocorrido. Ele respondeu: "De fato, eu estava sentado uma vez na varanda da minha casa e ai de repente a minha esposa me disse: "Parece que está saindo fumaça la da garagem”. Então foram ver, abriram a porta e, de fato, o carro tinha sido guardado ligado, com as portas fechadas e as chaves la dentro, o que inclusive era muito perigoso, porque o gás contido no ambiente da garagem poderia ser fatal. E quando, eu assim manifestei minha surpresa, ele disse: "Ah, não se preocupe, já aconteceu várias vezes", constatei então que era algo comum para ele... Essa característica do signo de Peixes de desligar-se completamente e perder o aspecto pratico dos detalhes eventualmente chamara a nossa atenção.

Vale lembrar da característica básica de como se deve tocar a questão da complementaridade entre os signos astrológicos, a partir do Princípio da Polaridade no Caibalion-. "Tudo é duplo, tudo tem polos; tudo tem o seu oposto”, então quando a Natureza cria o lado da síntese ela tem que criar também o da análise para que a soma seja zero ou neutra. Essa imparcialidade é simbolizada no mural da Última Ceia aqui no Cristo. O ponto de convergência de todas as linhas de fuga da perspectiva vem a ser a cabeça do Cristo, enquanto o coração é o baricentro da sua figura triangular e vem a ser exatamente aquela característica básica de um elemento de equilíbrio imparcial entre os extremos.

Nós já temos dito que com a mão esquerda ele doa e com a mão direita ele recolhe, como se na primavera e no verão a Luz do Sol se doasse mais livremente, e de alguma forma se recolhesse proporcional ou relativamente no outono e no inverno. Assim, o fim do verão é simbolizado por Virgem que é o momento da colheita, mas é também o de discriminar o que é útil e o que é inútil, como o intestino o faz também, separando o nutriente do excedente. Então, neste aspecto, o signo de Virgem, que rege os intestinos, está a caracterizar um elemento de análise discriminativa para assimilar o que realmente o corpo precisa para a sua nutrição e purgar ou eliminar todos os elementos impuros ou tóxicos.

Já no Peixes, simbolizado pelos pés, temos o polo oposto, aquilo que se sacrifica, e as vezes fica mais sujo ou impuro, para que o resto permaneça limpo. Os pés frequentemente são sacrificados, principalmente em condições menos civilizadas, quando não se tem calçados, mas com toda a certeza o signo de Peixes representa esse elemento de sacrifício para que o todo se estabeleça em pureza e harmonia.

Ha uma complementaridade entre os opostos no princípio da polaridade: "O igual e o desigual são a mesma coisa", diz esse Princípio da tradição Hermética, porque "os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau"”. Nós podemos converter o cubo de gelo em vapor d'agua e vice-versa, sendo que esse é basicamente o princípio da alquimia mental, que nos permitirá pela meditação, desenvolver as qualidades do signo oposto.

O signo de Virgem frequentemente está preocupado com detalhes e nem sempre consegue dormir muito tranquilamente, e as vezes se o Ascendente for Virgem, se for o signo da hora de nascimento, a pessoa não consegue dormir se não colocar o cobertor e os lençóis de um jeito específico, com aquelas preocupações de perfeccionismo, com a dobra disso e o travesseiro daquilo.

À preocupação é um problema clássico do signo de Virgem podendo levar, em casos extremos, a insônia ou à ulcera duodenal, enquanto que o signo de Peixes as vezes dorme até no sofá de qualquer jeito, assistindo TV ou simplesmente dorme, ou seja, caracteriza exatamente o extremo oposto do desligamento, da despreocupação, e ambos teriam o seu lugar se nós tivéssemos apenas o controle dessas funções.

É dito também no princípio hermético de polaridade do Caibalion que "os extremos se tocam'"”, e eu costumo lembrar que o fogo pode queimar como o gelo em temperaturas extremas, "Todas as verdades são melas-verdades e todos os paradoxos podem assim ser reconciliados"”

Portanto, nós estamos tentando dizer que uma pessoa de Virgem que se baseia só em si mesma, critica e duvida da existência de uma Divindade, e quer resolver todos os problemas a perfeição, cria para si algumas dificuldades que o signo de Peixes jamais terá, e vice-versa. O problema do signo de Peixes é frequentemente o de confiar demais apenas no apoio da graça divina, esquecendo-se de fazer sua parte para merecer aquela graça, sendo que, as vezes, se desliga de tal forma da realidade que não tem capacidade de enfrentar o curso prático da vida. Existe, evidentemente, um equilíbrio a ser encontrado entre esses dois extremos.

Nos precisamos também compreender que o signo de Virgem é o final do primeiro ciclo entre dois equinócios e, portanto, de colheita das consequências ou purgação do eu pessoal a partir de Ares, enquanto que o signo de Peixes é o final do segundo ciclo a partir de Libra, e de todo o ano, portanto, relacionado à purgação do karma coletivo, que está simbolizado até na Era de Peixes. Tal Era foi caracterizada pela vinda do Cristo, que justamente estaria associado a essa religião simbolizada pelo peixe.

Nenhum comentário: