Visitantes

domingo, 24 de julho de 2022

A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios - RICARDO LINDEMANN

A Ciência da Astrologia e as Escolas de Mistérios - RICARDO LINDEMANN

Conheça alguns dos terreiros da Raiz de Guiné:
@umbandadobrasil.com.br
@tuosa_mg
@tendadeumbandaorientalcv
@tuocasanovaesperanca @tuosenhoresdasmatas

#siteumbandadobrasil #radioumbandadobrasil #raizdeguiné #tuocpbrj #tuocv #tuosamg #tuocne #tuosma_mg

Virgem e Peixes 1ª PARTE

Conforme temos estudado, analogicamente, no mural de Leonardo da Vinci, A Última Ceia, podemos encontrar o signo de Virgem representado por Tome, sendo o sexto apostolo a contar da direita para a esquerda, que corresponde ao sexto signo. São Tome é conhecido pela frase "Ver para crer”, ele aparece ali com o dedo indicador em riste, querendo objetar alguma coisa. Mais tarde, ele desejara tocar nas chagas de Cristo para ter certeza se é de fato o Cristo ressurrecto.

Por outro lado, no outro extremo da mesa, encontramos o décimo segundo apóstolo, a contar da direita para a esquerda, justamente Bartolomeu, representando o decimo segundo signo que é o signo de Peixes. Ele é o que tem os pés iluminados, pois o signo de Peixes rege os pés, uma vez que na correspondência com o Homem Celeste, que começa pela cabeça, como já vimos, Peixes é o último signo e corresponde a última parte do corpo.

São Bartolomeu, portanto, se encontra com os pés cruzados, como exatamente o símbolo deste signo é constituído por dois peixes, um amarrado no outro, mas nadando em direção oposta. O simbolismo clássico do signo de Peixes, assim, é comparado de certa forma ao princípio do giroscópio, que são duas agulhas imantadas. Quando elas estão afastadas, apontam para o Norte, mas quando se aproximam muito, além de um certo limite, elas começam uma a apontar para o Norte da outra e perdem a direção do Norte verdadeiro. Isso indica a capacidade do signo de Peixes de fechar-se em si mesmo, caracterizando, assim, um circuito fechado e isolando-se do resto do mundo, talvez seja essa a defesa mais clássica do signo de Peixes.

Constantemente, o signo de Virgem é representado pela Mãe Natureza e caracteriza a deusa da agricultura, que é Deméter, como denominada entre os gregos, é o símbolo de Virgo correspondido pela respectiva constelação, foi também simbolizada antes pelos egípcios por Isis e mais tarde pelos romanos por Ceres. Em todos estes casos sempre se referiu à deusa da agricultura colhendo uma espiga de trigo porque Virgem corresponde no Hemisfério Norte ao período da colheita que é, justamente, o final do verão. Nós podemos ver isso: a primavera corresponde a Áries, Touro e Gêmeos e depois Câncer, Leão e Virgem corresponde já ao período do verão, mais tarde o outono com Libra, Escorpião e Sagitário e por último o inverno com Capricórnio, Aquário e Peixes.

O signo de Peixes passa então a ser o último signo do inverno, é um signo mutável que já está preparando a entrada de um outro ciclo totalmente novo. E, desta forma, Bartolomeu está no ultimo canto da mesa, contando da direita para a esquerda, quase que se retirando, simbolizando assim o fim de um ciclo e o início do próximo.

De certa maneira também podemos dizer que o signo de Virgem é aquele que representa a Mãe Terra, a Mãe Natureza e a diversificação, porque não existe nada igual na Natureza. Mesmo que tenhamos por exemplo um grão de trigo, dele nascera toda uma espiga, assim a estrela alfa de Virgo é chamada Spica, mas por mais semelhantes que sejam os grãos entre si, anda que provenientes de uma mesma espiga, eles não serão totalmente idênticos. Até os átomos de um mesmo elemento terão pelo menos os spins diferentes, como a impressão digital de dois irmãos gêmeos univitelinos também terá alguma diferença. Então, o igual não existe na Natureza, a igualdade é uma abstração da mente humana, e o signo de Virgem representa essa diversificação e a análise dos detalhes que criam as diferenças.

Por outro lado, o signo de Peixes representa a unidade e a síntese que leva assim ao perdão, a visão do todo, porque o signo de Peixes é o próprio oceano onde ele vive e, portanto, onde se reflete o céu como um espelho, aproximando-o assim da Terra. Esse reflexo do céu sobre a Terra através da superfície das águas do oceano, Irá representar o retorno à Fonte Una do céu, aproximado assim pelo aspecto devocional de Peixes, o céu a Terra, e daí o característico do perdão e da busca mística da Divindade. Também no oceano as gotas caem e se diluem, e depois não mais sabemos distinguir se elas chegaram cristalinas pela chuva, ou barrentas pelo rio, pois que tudo se dissolve naquele oceano. Assim o signo de Peixes tende a produzir o efeito de uma homogeneização, de uma grande síntese, e pode confundir todas as coisas numa grande sopa. O resultado disso é que eventualmente ele confunde as suas emoções com as dos outros, chora abraçado e ingenuamente pensa que está ajudando os outros. Toda essa questão de uma fusão indiscriminada, ou seja, de uma confusão, é, às vezes, um problema do excesso da característica pisciana ou de seu regente, o planeta Netuno.

Se quisermos saber qual é o defeito de um signo, basta pegar a sua qualidade e estender além do limite, assim, por exemplo, Virgem está sempre fazendo aquela colheita, separando um grão do outro, discriminando, analisando, classificando, e essa tendência ao apetite pelos detalhes pode levar ao aspecto da crítica, da insatisfação pelo perfeccionismo, que é tão característico no signo de Virgem.

Assim, notaremos que daqui a pouco o virginiano já esta classificando e separando os diferentes grãos da espiga com uma caixinha de sapato para cada tipo, então existe o grão mais redondinho que vai para uma caixinha, o mais agudo que vai para outra, o carunchado que vai para o lixo.

O signo de Virgem rege os intestinos, e por isso ele está associado a ideia de limpeza e de purificação e aliás em torno disso nós poderíamos até exemplificar como esse processo pode chegar a extremos incomuns. Eu lembro de estar visitando uma senhora que tinha Ascendente e Sol em Virgem, e praticamente não tinha lixeira dentro da sua casa. Eu quis jogar algo fora e procurei uma lixeira, mas não encontrei nenhuma nem no banheiro nem no escritório. Quando a questionei, ela me respondeu: ponha la na cozinha que tem uma pequena lixeira em cima da pia. Aí eu fiquei impressionado porque aquele apartamento tinha pelo menos quatro quartos e muitas pessoas viviam nele, mas só havia uma pequena lixeira na cozinha. Ela me disse que não queria juntar lixo no resto da casa. Aí está um caso característico de Sol em Virgem com Ascendente em Virgem.

À tendência para a limpeza era muito forte e além da esperada, e o resultado é que a dona da casa tinha que colocar quatro ou cinco vezes por dia o lixo para fora da casa porque a pequena lixeira não comportava praticamente nada, um verdadeiro cerimonial que caracterizava esse apetite pela limpeza. Assim, vemos que a mania de limpeza pode se tornar um problema virginiano, um perfeccionismo purista associado à Virgo, a Mãe Terra que é também um símbolo da pureza natural.

Ha também em Virgem um certo sentido de sabedoria prática, enquanto em Peixes existe uma visão mais mística da onipresença divina, e assim uma compreensão mais intuitiva do todo, uma visão de um amor universal, ligada por um misticismo que perdoa e se compadece. À percepção de Peixes e mais propriamente ligada a intuição, as vezes sem o senso pratico de Virgem. Novamente, aqui temos um equilíbrio complementar na polaridade de Virgem e Peixes.

Nenhum comentário: