Visitantes

sexta-feira, 30 de março de 2012


DESDE 1992 NA PRATICA DA CARIDADE
ANO: 12/MARÇO/ABRIL:2012/NUMERO:64


 
Os Três Mestres 
por Itayubá  
                                              

  

Temos a honra de levar aos nossos leitores,  textos de três mestres da Sagrada Raiz de Guiné e antigos discípulos de Mestre Yacapani,  mais conhecido no meio literário como W. W. da Matta e Silva.

Oriundos de áreas profissionais bem distintas - um músico, um dentista e um militar das forças armadas, com vivências e características de personalidade diferentes entre si, cada um procurou colocar em prática seus mestrados, tanto no interior, quanto fora dos templos.

Embora desenvolvessem individualmente sua própria forma de praticar e ensinar o que aprenderam, têm em comum a fidelidade ao seu velho Mestre, procurando sempre honrar sua memória.

O primeiro texto é um alerta, àqueles que dizem fazer Raiz de Guiné, mais criticam seus mestres e, por mais absurdo que pareça, criticam e deturpam os ensinamentos deixados por Pai Guiné de Angola.

O segundo texto, aborda a diferença entre os aspectos esotéricos e exotéricos da Umbanda, dando também um alerta quanto às responsabilidades de seus iniciados. A autoria deste texto é de mestre Aramirim que desde 2007 nos brinda com profundos ensinamentos que, bem compreendidos e colocados em prática, formam médium e cidadãos de caráter.

O terceiro trata-se de uma entrevista, gentilmente cedida por nosso irmão, José Rogério, onde podemos sentir as ideias de um mestre de Raiz e confirmar que Mestre Yapacani estava mais preocupado em cuidar e formar homens de caráter, demonstrando que a Umbanda tem magia, contudo, o mais importante é formar cidadãos.

Suas bênçãos, meus mestres!




Fotos e Verdades
Por Maurício Omena (Yracuera)

Antes de darmos início a este artigo, queremos deixar bem claro que conhecemos vários chefes de terreiro (Tátas, Comandantes Chefes de Terreiro, Diretores de Culto, etc.) e, cada um deles, receberam seus ensinamentos de várias fontes. Cabe aqui, respeitarmos cada uma dessas fontes, principalmente se esses ensinamentos surtem efeito no que diz respeito ao auxílio aos filhos de fé...

Estamos nos referindo aqui a chamada “Raíz de Guiné”, que é doutrina umbandista baseada nos ensinamentos dados pelo preto velho Pai Guiné d’ Angola, através do médium W. W da Matta e Silva.

Não é de hoje que vemos em fotos de jornais, revistas, mensários e outras publicações da nossa religião, uma pessoa, geralmente postada em frente a um congá, com ares de mistério, trajando uma túnica azul, cheia de sinais da nossa Lei de Pemba e, vemos logo abaixo dessa foto, estampado em letras garrafais: “Mestre da Raíz de Pai Guiné de Angola”.

Procuramos investigar e vemos que essa pessoa nunca teve contato com Matta e Silva e que, nem eu, nem nenhum dos meus mestres irmãos de Santé, sequer chegamos perto do dito “mestre”. Sim, porque para ser iniciado na Raíz de Guiné, ter nome iniciático, receber ensinamentos ocultos e preparos especiais, isso tem que ser dado por um de nós ou por um de nossos iniciados – filhos de santé. Essa é uma Lei Arcana e que ninguém até hoje ousou quebrar, pois sabe das consequências de tal “quebra”. Sim! Meus queridos “mestres”, essa é a verdade nua e crua.

Outros se dizem “coroados pelo astral” (como se Caboclo, Preto Velho e Criança vivessem “jogando coroas” das nuvens, para que caiam na cabeça de quem cair). Dentro dessa categoria, de Médium Missionário, dentro da Umbanda (Raíz de Guiné), coroado antes de encarnar pelas Hierarquias Constituídas só conhecemos um – W. W. da Matta e Silva (Yapacani) – pelo menos até os dias atuais.

Ah! Você é missionário também! Convide-me para ver se você, manifestado com a sua entidade protetora, produz metade (ainda deixo metade), dos fenômenos mediúnicos que ele produzia com o Pai Guiné d’ Angola (dos quais eu fui testemunha), que eu, com certeza me retratarei publicamente. Mais cuidado! Muitos me convidaram e se arrependeram...

Você não tem Pai de Santé, não tem orientador, se auto coroou - parabéns! Na verdade você deve ter tido, mas não deu valor a ele e, naturalmente, engrossa hoje a fileira dos ingratos. Cuidado na hora do seu julgamento pelos Tribunais do Astral!

Mas, porque falei tudo isso?  Porque esses pseudos mestres vivem enganando o povo ingênuo, vendendo iniciações (sem ter nenhum direito astral para dá-las) por preços exorbitantes. Cuidado com eles irmãos!

Lembrem-se senhores: Essa sua bela foto com seus sinais riscados na sua bela túnica (geralmente errados, sem correspondência à sua Vibração Original, à sua Entidade de Guarda, seu Guia de frente, seu Exú, etc.., ou foram copiados de algum livro do gênero, sem correspondência nenhuma com suas proteções afins, ou, o pior, às vezes, sem o grau que essas Entidades que o acobertam têm). Está já, com certeza, no Plano Astral e, quem sabe, deve estar fazendo parte do seu processo de condenação. Há várias penalidades da Lei Imutável cobradas através dos Tribunais do Astral. Raciocinem bem nisso!



Conversando com o Mestre Aramirim / no salão

Discípulo: Paz e Luz Mestre, em seus caminhos e de toda humanidade. Como é bem revê-lo! Volto com aquele pedido de doar-me novos conhecimentos e aproveito a oportunidade para lhe agradecer. Há algum tempo tenho passado essas jóias para várias pessoas no nosso Brasil, como me autorizou pessoalmente. Segundo me informam sempre, de algum modo, graças ao Astral Superior, muitos pararam de fazer uma mistura de várias coisas numa verdadeira salada esotérica com condimentos exotéricos

Mestre: Paz e Luz, caríssimo Guerreiro da Umbanda
Meu caro, existe um certo “jogo de ilusões” que é muito usado no nosso meio umbandístico brasileiro, com algumas exceções, evidentemente. Nele existe uma regra que é: quanto mais se mistura lendas e crendices, mais sucesso.   O Mestre Matta e Silva dizia: - “Pobres almas que das brumas ainda não saíram.”  E nós nos perguntamos fazer o quê?

A Umbanda tem duas faces uma é cara e a outra é coroa. Uns gostam da coroa e outros gostam da cara. A cara faz mais sucesso, pois é um ótimo campo aberto totalmente para tudo e para todos. Tem sempre um lugar para mais uns.

Quando surge algo sobre Umbanda, nos meios de comunicação, é sempre o lado  da chamada Umbanda Popular e isso sem muita escolha pois o importante é atingir o máximo que puder e é isso que dá ótima ou boa audiência.

O que chega ao público em geral, ao mundo popular não apresenta os fundamentos e os conceitos da verdadeira Umbanda Milenar. Este lado o que o povão conhece é algo confuso pois cada terreiro faz diferente do outro e não apresenta uma só visão cultural, um só tipo de caminho a seguir e uma só maneira de ver e analisar as coisas.

A Umbanda real é dirigida por espíritos que são  regidos pelo Astral Superior e esses  seguem  uma  certa disciplina e cumprem normas que foram determinadas pelo Astral Superior e não pela vontade de médiuns.

Pela profundidade das Leis existem ainda em alguns terreiros, que se dizem da Raiz de Guiné, resquícios do mundo exotérico. São geralmente fáceis de identificá-los, pois só seguem a Raiz de Guiné mesmo, quando há segundos interesses, tais como certa promoções e aspirações mundanas. Vivem ainda atrelados a laços de amizades, promoções pessoais e visões políticas. Seus líderes ainda não entenderam direito as Regras deixadas por Pai Guiné. Basta ser amigo ou parente e tudo está certo ou tem a possibilidade de se dar um tal de jeitinho. As coisas se complicam mais quando em nome disso iniciam quem não tem competência para tal.

A Umbanda Esotérica legítima ama, respeita, ajuda, orienta e faz, mas nunca quebra regulamentos que foram deixados por Pai Guiné  para bajular quem quer que seja e isso inclui as nossa autoridades.

Como pode um ser humano que viveu  o certo, viu efeitos físicos, acompanhou as curas, ouviu as aulas, foi ajudado e no final trocar tudo por causa de status físico, ou seja, social?
Não é à toa que Preto-Velho Guiné doou a nós as 7 Lágrimas. Muitos no nosso meio não precisam lavar seus uniformes pois eles estão sempre molhados com essas lágrimas, é só colocar para secar e vestir de novo.

Discípulo: Muito obrigado, mestre, realmente este problema existe por aí.
É lamentável que certos irmãos que possuem capacidade de fazer as coisas certas, não o fazem.  E com isso ele perde e nós também, pois a união faz a força.

O senhor quer me passar mais alguma coisa hoje?

Mestre: Sim! Umas recomendações são necessárias:
1. Para estudar espiritualismo ou ensinamentos esotéricos de Umbanda é preciso: prometer e cumprir que vai tirar meia hora por dia ou mais para estudar ESOTERÍSMO DE UMBANDA, aconteça o que acontecer.
2.  É preciso ler cada aula ou ensinamento fazendo uma reflexão com a mente e o coração abertos.
3. Jamais afirmar que isso ou aquilo é mentira ou verdade, certo ou errado.
4.  Ler, parar no final de cada linha e meditar sobre o que leu. Em cada parágrafo, em cada página e em cada capítulo fazer o mesmo. 
5. Nunca ler nada de forma como lê jornal ou revistinhas em quadrinhos. Passe cada coisa pelo “crivo da razão” , mas com boa vontade e não com idéias preconcebidas. Traga tudo para seu íntimo, procurando com muita boa vontade conscientizar-se de como este ou aquele assunto está relacionado com sua vida pessoal ou do grupo que pertence ou dirige.
6. Leia com amor, com responsabilidade e respeito. Após, fique em silêncio e medite, reflita mesmo e pergunte-se, em frente à seu espelho, tal qual aquela personagem de uma história: “Espelho, espelho meu, que tipo de médium, de mestre, de sacerdote sou eu? Em qual lágrima, entre as sete lágrimas de Pai Guiné, estou enquadrado?

E lá de dentro ouvirá seu mestre interior, e não seu egoísmo tolo, responder:
“Tu és um iniciado. Para de aconchegos e bajulações e de conchavos. Cumpra o que Jurou nos pés da Santa Cruz das Santas Almas Benditas do Cruzeiro Divino. Seja honesto com tudo e para com tudo. Nunca tenha duas caras. Tenha fé em Deus para valer. Vá e cumpra seu dever. E cumprindo isso realmente será aceito no ASTRAL como iniciado, sacerdote ou Mestre, da Real Umbanda Esotérica, de Jesus, Nosso Pai Orixalá”.

 Vá, meu filho e reflita em tudo que lhe falei agora como você sempre fez com tudo que lhe passei e assim será mais feliz.   Agindo assim sua consciência não terá de ficar lhe cobrando e seu ouvido espiritual não terá de ouvir os qualificativos -“ Perjuro, perjuro, perjuro...”

Discípulo: Mestre, eu que pratico na Umbanda, sempre fui muito fiel a tudo que aprendi e vivi junto ao senhor e pretendo continuar assim. Lastimo realmente muitos que lêem seus ensinamentos com se fosse gibi ou revistinha em quadrinhos A preguiça espiritual e mental é muito grande nesses e o chamamento do material é muito forte e a esses posso repetir a lição antiga; “O pior cego é o que não quer enxergar e o pior egoísta, vaidoso e hipócrita é o que não quer mudar nada em suas vidas para melhor realmente.
Sua benção. Muito obrigado mais uma vez.

Mestre: Que nosso Pai Supremo o abençoe agora e sempre. Que Senhor Jesus, Nosso Pai Orixalá o impulsione sempre e o faça lembrar que estamos com a responsabilidade de ajudar a formar médiuns iniciados e não juntar amigos e parentes, para mostrar como somos bonzinhos e cordiais.






Entrevista virtual com o Sr. Omar Belico dos Reis (Yatyçara)
Fonte: http://umbandadeportasabertas.blogspot.com.br/


É com muita alegria e satisfação que postamos uma pequena entrevista virtual que fizemos com o Sr. Omar Belico dos Reis (mestre Yatyçara), músico, compositor e poeta o qual sem medir esforços nos respondeu as perguntas formuladas.

Mestre Yatyçara é discípulo direto de W.W. Da Matta e Silva, (Mestre Yapacani), coroado no 7º Grau da Raiz de Guiné.

Blog -  Como e quando foi seu encontro com Matta e Silva?
Mestre - O Meu encontro com o Matta e Silva foi por volta de 11 de Setembro de 1974 quando li uma entrevista sua no Jornal “O Espiritualista” dizendo que residia em Itacuruçá por ordem espiritual, nessa altura eu já tinha folheado um dos seus livros “ Umbanda no Brasil “ e a partir daí o nome W.W da Matta e Silva ficou gravado na minha mente. Enviei uma carta para lá e logo recebi a resposta, em seguida nos encontramos na Livraria Freitas Bastos no Rio de Janeiro e depois comecei a frequentar as reuniões em Itacuruçá.

Blog– Como era o Velho Mestre como pessoa, no seu dia-a-dia, dentro e fora do Terreiro?
Mestre - Matta era um homem simples que escondia profundos conhecimentos da espiritualidade e da natureza humana, um verdadeiro Mestre.

Blog – Passados tantos anos do advento da obra de Matta e Silva e Pai Guiné, vemos irmãos umbandistas que ainda não compreenderam sua obra, e o atacam sem o mínimo de respeito. Qual a sua visão sobre a Umbanda que o Sr. Conheceu na T.U.O. e a Umbanda de hoje?
Mestre - Eu não acredito na unificação da Umbanda, pois ela é uma só, mas é praticada de acordo com os graus de entendimentos e da evolução de cada um, há quem se aprofunde nos encantos dos seus mistérios e há quem a segue pela fé e razão, os dois juntos seria o perfeito, se nesse mundo houvesse perfeição. Os livros do Matta agradam alguns e desagradam a outros, foram escritos para esclarecer e alertar, assim sendo é natural que sejam criticados ou elogiados. A expressão ”Acredite quem quiser” faz parte de um ponto cantado da raiz de Guiné e diz tudo.

Para deixar mais claro: A Umbanda é um movimento de luz que veio para guiar os adeptos dos cultos afro-ameríndios etc... através do médium Zélio de Moraes... isso nós já sabemos e quanto a Umbanda ser popular ou esotérica é consequência de um estudo mais profundo ou não dos seus rituais e magia, mas, nem todo mundo está preparado ou tem cultura o suficiente para analisar um Arqueômetro e outros, e não é por isso que deixa de ser um médium muitas vezes extraordinário. O que mais importa é que tendo boa intenção vai atrair uma boa cobertura espiritual, porque os Caboclos e Pretos-Velhos não estão atrás de pessoas dotadas de grande cultura, a Umbanda é dos simples de coração e veja no livro "Macumbas e Candomblés" quando o Matta elogia e indica o centro do Capitão Lauro observe o Congá cheio de imagens, etc... O Matta sempre falou sobre isso.
A boa Umbanda Esotérica não está ao alcance de todos e temos de respeitar a boa Umbanda Popular.

Blog- Fale um pouco do seu processo de iniciação. E nos dê um pouco da sua visão da importância deste processo para quem está no caminho da iniciação, ou que deseja trilhá-lo.
Mestre  - O processo de iniciação deve começar junto com o amadurecimento do filho de fé, a empolgação deve ser alertada, pois o caminho é longo e árduo e nem sempre, por diversos motivos, consegue entregar a missão cumprida na íntrega aos pés do nosso meigo Oxalá.
Na Iniciação e no caminhar envolve uma vida de aprendizado, coisas da mediunidade, mirongas, pontos, etc...não bastam, o principal é o crescimento espiritual do individuo.

Blog – Hoje notamos o distanciamento dos irmãos praticantes da Umbanda Esotérica, o que acabou dispersando um pouco aquele movimento crescente e envolvente que trazia luz para os Congás e para os buscadores de nossa Umbanda. Qual a sua opinião sobre isto? E o que pode ser feito para que aqueles que procurem, além dos livros, possam encontrar a verdadeira iniciação?
Mestre - Aí eu volto com a empolgação, é preciso saber levar a missão se você acredita nela, não crie ilusões, leia e releia as “Sete Lágrimas de um Pai Preto”, estude, medite e tendo fé vai encontrar a paz, serenidade, a luz que existe num congá de Umbanda.




  Os Postulados(*) da Umbanda
Por: W.W. da Matta e Silva (Fonte: Doutrina Secreta da Umbanda)
(*) s.m. Matemática Princípio ou fato indemonstrável ou não demonstrado, cuja admissão é necessária
para estabelecer uma demonstração. (Cf. axioma.)Tempo de exercícios e
provações que antecede o noviciado nas casas religiosas.

5º POSTULADO
  (No que diz respeito ao Carma-Causal do Cosmos Espiritual)



Cremos e ensinamos existir uma Via de Ascensão Original, isto é, 1ª Via de Evolução dos ESPÍRITOS, dentro do Espaço Cósmico, e que já definimos como o vazio-neutro ou Cosmos Espiritual, própria do Carma-Causal.

Nessa Via, a EVOLUÇÃO é infinita, isto é, o Arcano não revela que obedece a uma reversão, a um limite, a um ponto-final, etc. Diz que saímos dela e temos que voltar a ela.

Como Carma-Causal admitimos ser a Lei básica, fundamental, estabelecida pelo Poder Supremo, de toda Eternidade, a fim de regular; educar, os estados consciencionais dos Seres Espirituais, em relação direta com o uso do chamado livre-arbítrio.

Como livre-arbítrio entendemos a percepção consciente, própria do Espírito, de poder expandir suas afinidades Virginais, ou as vibrações Volitivas de sua natureza, sem
cerceamento, sem limitações.

Lei Cármica estabelecida - frisamos - para regular, educar, em relação direta com um sistema evolutivo,
completamente vedado, pelo Arcano Maior, quanto ao seu funcionamento essencial.

Revela somente da existência desse Cosmos Espiritual (já o denominamos, em obra anterior, Reino-Virginal), dessa 1ª Via de Evolução, dentro de uma linha ou desse sistema evolutivo, distinto, que vamos definir como Carma-Constituído, isto é, sem tudo isso que já conhecemos como lições, experimentações, provações, reajustamentos, etc., próprios do Universo-astral, com sua disciplina imposta, posteriormente, a fim de reajustar a trajetória dos espíritos nessa 2ª Via de Evolução, que conscientemente escolheram, quando se deu a queda ou descida para ela.

É bom que lembremos ao leitor que naquele Cosmos Espiritual os Espíritos “habitavam, e habitam” ainda, puros, completamente isentos de quaisquer veículos provenientes da citada substância.

Assim, para que se entenda o porquê dessa queda e ainda o porquê da criação do Universo-astral, temos que falar da Origem do Sexo.

Próxima Edição: 6º Postulado  (No que diz respeito à origem do sexo  dos Espíritos)






A oração é a chave da manhã e a tranca da noite.

                                                               (Gandhi).



Nenhum comentário: