Visitantes

domingo, 5 de junho de 2011

DESDE 1992 NA PRATICA DA CARIDADE
ANO: 11 JUNHO/JULHO:2011 NUMERO:59



A Mãe Umbanda POR: G. C. (Yacyamara)


A Umbanda liberta!
Liberta as consciências adormecidas e embotadas em si mesmas.
Através do trabalho, impõe a responsabilidade aos seus filhos,
sobre o papel que desempenham perante a Espiritualidade Maior,
libertando-os da inércia.

Retira a trave que impede o movimento da roda da evolução,
do crescimento espiritual e humano.

A Umbanda alimenta!
Alimenta nossa carência na busca por nós mesmos,
na busca de nossa própria essência,
guardada na memória celular de nossa alma!

Alimenta nossa sede de conhecimentos de nossa origem eternal
e de nosso papel atual no mundo.

A Umbanda cura!
Ela nos cura de nossas mazelas e cicatriza nossas feridas.
Cura-nos de nossa lamentável capacidade de nos auto-obsediar
com tantos e tantos pensamentos e sentimentos menos nobres.

A Umbanda nos acolhe!
Recebe-nos com os braços abertos, tal qual a mãe acolhe seus filhos.
Ela nos acalenta e nos ensina a caminhar melhor na vida.

A Umbanda é fonte permanente,
é água abundante de Sabedoria, Força e Amor,
trazida por seus Emissários de Luz - Caboclos, Pretos Velhos e Crianças.
Mas, há que se estar receptivo para ser banhado por essa água cristalina e poder beber desta Fonte Sagrada.

A Espiritualidade grita por nós!
E como vai a nossa capacidade de ouvir?
A Espiritualidade nos mostra, tantas vezes,
através de imagens mentais incutidas em nosso ser.

como anda a nossa capacidade de ver?
A Espiritualidade nos envia energias restauradoras e benéficas
através de suas vibrações.
E como vai a nossa capacidade de sentir contatos mais sutis?
Por onde passeia nossa mente a maioria do tempo?
Quais os sentimentos que nosso coração consegue assimilar e reter?
Qual o tempo que dispomos para uma conexão com mundo espiritual?

Assim como o corpo físico é o meio por onde se manifesta o espírito,
também o terreiro de Umbanda é a parte física
por onde se manifesta a Espiritualidade.
Como estamos cuidando dessa casa?
Qual o nosso sentimento quando nos dirigimos para lá?

Será que somos sempre cônscios da oportunidade ímpar
(e quantas vezes rara), de estar em contato
com os verdadeiros Guias, Mentores e Protetores Espirituais?
Será que temos uma leve noção de quem são
estes verdadeiros Mensageiros do Alto?

Temos honrado o compromisso assumido com o Astral Superior,
com as nossas atitudes, aqui no Plano das Formas?
Será que ao término de um dia, de uma semana ou de um mês,
saboreamos a sensação do “dever cumprido” perante os nossos Guias?

Não basta QUERER SER, é preciso um vigiar constante
no nível de nossos pensamentos e sentimentos;
é preciso ação verdadeira e corajosa para deixar para trás
tudo aquilo que nos acorrenta e nos escraviza - nossos apegos,
nossa vaidade, nosso orgulho, nossos medos
e a nossa infinita capacidade de viver o efêmero de todas as coisas.

Reflitamos nas sábias palavras de um Mestre da Sagrada Raiz de Guiné:

“A Mãe Umbanda, exige méritos. Cobra verdadeiros cumpridores
das ordens vindas de cima, do Plano Astral.
Ela exige médiuns cônscios e responsáveis que sabem
que não se pode virar o Triângulo de Umbanda de cabeça para baixo
sem pagar caro, mais hoje ou mais amanhã, pois que

a LEI de Umbanda é LEI, e não uma simples regra.”



Conversando com o Mestre Aramirim / no salão

Discípulo: Paz e Luz, caro Mestre. É sempre muito bom poder estar com o senhor e poder ouvir as lições de vida que me ensina sempre. Com toda sinceridade de meu espírito afirmo que depois que comecei a colocar em prática tudo que tenho aprendido me tornei uma pessoa bem melhor e muito mais feliz.
Mestre: Paz e luz para você também, caro filho, amigo e irmão

Discípulo: Minha primeira pergunta de hoje é qual a principal missão dos Senhores Exus Guardiões junto a nós?
Mestre: São inúmeras, mas podemos dizer que dentro da verdade verdadeira, como se diz, ninguém aqui pela Terra sabe tudo sobre eles. Tudo que o que lemos, ouvimos e vemos não é tudo sobre eles.

Discípulo: Eu sei que os Senhores Exus e a Senhoras Pombas Giras se apresentam em três Planos de Evolução. Os mais graduados acompanham os Orixás Intermediários, os de média evolução acompanham os Guias e os de menor evolução acompanham os Protetores da nossa Umbanda. Cuidam da segurança de nossos terreiros e dos médiuns corretos.
Mestre: Todas as religiões positivas têm seus Guardiões mesmo que seus adeptos não acreditem nisso. A grande finalidade de uma Gira de Exu é de descarregar energeticamente os médiuns e o próprio templo
Do lado invisível aos olhos comuns eles possuem varias obrigações e missões sendo que algumas são muito difíceis. Conforme seu grau evolutivo recebe suas ordens de trabalho na Terra e na parte Astral também. Para poderem trabalhar com acerto e dedicação, na citada missão, precisam contar com nosso apoio, nossa tranqüilidade, honestidade e até mesmo de nosso grau de conhecimento e cumprimento da Lei, mas tudo absolutamente tudo de forma positiva como já lhe falei. Qualquer desvio de conduta do médium ou dos médiuns vai refletir no grupo todo, pois semelhante atrai semelhante. Se o médium é rancoroso, briguento, irado, nervoso, desonesto, cheio de ódio, recalcado, orgulhoso e vaidoso pode-se ver ao vivo de que grau, que tipo é o exu que o acompanha. A vaidade em excesso e a soberbia vamos ter a presença de um kiumba que passa por exu cavalgando este dito médium. Pelos fatos e atos e pelo o que sai de sua boca podemos como bons observadores não fanáticos ver realmente o que muitas vezes o médium que o está servindo não quer ver e a pior não aceita o conselho de quem sabe mais do que ele.
Recordemos que não somos invulneráveis e sim espíritos endividados carmicamente, frágeis aos ataques do inteligente sombrio e das trevas, Sabemos que nossa energia vital quando não bem conduzida e entendida fica exposta a fome do astral inferior. Ela é sugada e o médium vampirizado. A solução é uma só: mudança urgente de modo de pensar, sentir e agir, mas para isso é preciso jogar no lixo o desastroso orgulho e sua tresloucada irmã a vaidade.

Discípulo: Rogo sua permissão para mudar de assunto. Embora este tema Exu seja muito bom, esclarecedor e mesmo fascinante. Para não tomar muito o seu tempo rogo que me esclareça algo sobre preces na Umbanda.
Mestre: Só este assunto dá para se fazer uma palestra de horas a fio. Mas, vamos lá. Prece é fascinante para quem gosta e acredita nela. Tem muita gente que não reza, pois acha que perda de tempo. Outros pregam que o que é ou será, independentemente das preces. Para o bom observador, sempre atento ao que vem de cima é uma prática de alto valor. É o que muitos chamam de “falar com Deus e sua Sagrada Hierarquia”. Para se ter êxito nesta valorosa prática é preciso querer de verdade usá-la. Não será imitando papagaios falantes que conseguirá realmente o que busca. É preciso ter a mente, o coração e as posturas corretas: vejamos algumas citações sobre este assunto bendito:
“Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que afetadamente, oram em pé nos templos e nos lugares públicos para serem vistos pelos homens – Digo-vos. Em verdade, que eles já receberam sua recompensa...” (Marcos: VI: 5-8)
“Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de vosso Pai, que está nos céus, também não vos perdoará os pecados” (Marcos, VI: 25 e 26).
Quando você sentir que faliu diga de coração mais ou menos o seguinte: Meu Deus, eu errei por orgulho, por egoísmo e por falta de amor e caridade; Dai-me forças para não falir de novo e coragem para a reparação da minha falta.

Peço sua permissão para dar-lhe uma base, ensinando uma prece. Por favor, preste bem atenção nas palavras e no sentido das mesmas e fins que se destina:

“Pai Supremo, Senhor dos Mundos e de todos nós, Senhor Jesus nosso Pai Orixalá da Umbanda, Mãe Mariah de Nazaré, Senhores Orixás, Guias e Protetores, eu estou aqui para agradecer primeiramente pela minha vida e vida das pessoas que amo e trago junto ao meu coração.
Agradeço por tudo e por todos, pelos dias que estou vivo na Terra, por tudo que tenho e por todos meus irmãos terráqueos. Pelos os espíritos desencarnados que caminham nas trevas e no sofrimento. Pela minha saúde e a saúde de meu familiares e amigos.
Agradeço pelos meus olhos que vêem quando tantos estão cegos. Pelos meus ouvidos que ouvem quando tantos estão surdos; pela minha boca que fala, quando tantos estão mudos. Pelos meus membros perfeitos quando tantos são aleijados ou deficientes. Pela saúde da minha mente, do meu coração que funciona muito bem. Agradeço por ser livre quando tantos irmãos estão presos a teia sinistra do ódio, da vaidade, do orgulho, do crime, dos vícios das drogas e alcoólicos.
Rogo, Senhor, pela paz do mundo e êxito e felicidade de nosso planeta Terra. Peço pelos doentes e sofredores do mundo doentes do corpo e do espírito.
Imploro por todos os povos e raças. Pelas religiões positivas e seus fiéis. Peço pela nossa Pátria Brasileira, pelo meu bairro, pela minha rua, pelos meus vizinhos, pelos membros da minha família estejam onde estiverem agora e sob quaisquer condições.
Peço por todos que encarnam e desencarnam e seus familiares. Pelos que estão em sofrimento do outro lado da vida. Também por todos que viajam por essas estradas afora para que cheguem a seus destinos em paz e com saúde.
Pelos doentes em casas, nos hospitais, nas ruas, nos asilos, nos orfanatos e em qualquer lugar. Para os verdadeiramente arrependidos nas penitenciárias ou nas cadeias públicas das cidades. Por todos que neste momento estão em estado terminal de vida.
Peço luzes muitas luzes para todo o Astral e seus membros. Ainda, rogo, por todos que merecem e os que também não merecem, pois não sou juiz e nem carrasco de meus irmãos.
Salve o meu Orixá Ancestral, Guia Protetor e Guardião da Lei que me protege dia e noite e noite dia na minha vida profana e templária. Amém.”

Mestre: Veja que ela não é decorada e sim falada com o coração. É uma espécie de intuição e inspiração que cai sobre todo aquele que neste nosso caminho age o mais corretamente possível e é lógico que ele fala de todos os planos da vida e seus viventes.Vá sempre com as bênçãos do Pai Supremo.
Discípulo: Muito obrigado mesmo, por tudo e por mais esta instrução, muito importante para mim, e para muitos que amam seus semelhantes. Rogo sua benção.



AS MÁS QUALIDADES DE UM “MÉDIUM”

A presunção de achar que só incorpora espíritos extraordinários, MELHOR do que os outros ou que incorpora a própria DIVINDADE. Isto é mais comum do que parece.

Os mercenários que só trabalham por dinheiro ou benefícios e achando que aqueles que batem-lhe à porta vêm “aborrecer” e tirá-lo sua folga. Por isto, devem pagar, e muito bem, pelos seus “serviços”.

Os que acham que os Guias é que devem servir seus caprichos.

Os que invocam espíritos para punir ou perseguir pessoas que são seus DESAFETOS, sem importar-se com a JUSTIÇA DIVINA.

Cuidado com os ambiciosos que entram na mediunidade porque não terão patrão, ganharão muito dinheiro e se aposentarão cedo, ambicionando mansões e carros importados à custa de sua mediunidade, sem a menor fé.

Cuidado com os suscetíveis (poços de vaidade e orgulho) e por isso fingem não escutar quando
uma entidade resolve dar-lhes conselhos. São os que nunca aceitam as orientações do dirigente. Magoam-se por qualquer coisa.

Cuidado com os levianos que adoram DIVERTIR-SE com os defeitos alheios e vão às sessões para DEBOCHAR de tudo o que vêem à sua volta.

Cuidado com os que gostam mesmo de MISTIFICAR (mentir, enganar) porque não acreditam estar incorporados por serem SEMI-CONSCIENTES (em maior ou menor grau).

Cuidado com os que não têm tato com o público, sendo grosseiros, impacientes, brutais e até desumanos.

Cuidado com os que mesmo não encontrando em suas vidas problemas não se importam de chegar atrasados ou de faltar as sessões. Muitos deles trocam uma sessão por qualquer festa do bairro, nos fins de semana e jogo de futebol na TV.

Cuidado com os que comparecem de vez em quando no terreiro apenas por não ter nada que fazer e durante o ano inteiro aparecem e desaparecem.

Cuidado com os que não encontrando-se em condições físicas ou psíquicas, resolvem INCORPORAR de qualquer jeito, criando o hábito da mistificação (mentir, enganar)
Cuidado com os que se julgam melhores, porque são mais antigos e experientes ou porque são jovens e de “cabeça aberta” achando terem toda a verdade do mundo.
Observe bem os excessivamente tímidos e que nunca permitem uma incorporação completa.

Atenção para os ligados aos espíritos sofredores e que nunca percebem estar precisando de tratamento espiritual e acham somente que só os outros é que precisam..


AS QUALIDADES NEGATIVAS:
Estão com os que não desejam aprender porque tudo sabem, esquecendo-se de que são membros ativos de grupamento religioso e de evolução constante.

ATENÇÃO: Aos médiuns sem deformações e possuidores de boas qualidades aqui mais umas recomendações:

a) Tenha sempre o desejo sincero de não ter todos os vícios acima citados e lutar sinceramente contra eles. Se começarem a querer aparecer
b) Entender que para mexer com o aura sujo das pessoas e com seus karmas complicados é preciso muito cuidado mesmo. Lembre-se que o terreiro não é palco de exibição ridícula de vaidosos, soberbos, orgulhosos, grossos, médiuns histéricos mal educados, pornográficos e bêbados.


Os Erros dos Médiuns em suas ditas "Incorporações"

O dito médium diz estar incorporado com a candura de um preto-velho.
O médium apresenta sinais de brutalidade, impaciência, linguagem grosseira, tudo contrariando o caráter de uma entidade de tal calibre.

Ou estamos frente a um espírito mistificador (e portanto perigoso) ou o médium está mistificando (mentindo, enganando). De qualquer maneira, cabe ao Guia Chefe não permitir, sob hipótese alguma tais comportamento.

Um caboclo ensina receitas infalíveis para separar casais, abortos, matar alguém e coisas assim. Nenhuma entidade de UMBANDA faz isso, nem mesmo um EXU.

O médium sempre incorpora determinada entidade que perturba o trabalho dos demais: barulho excessivo quer “comandar” os trabalhos tirando a autoridade espiritual do Guia Chefe, tem comportamento totalmente diverso do padrão existente.

É aí que aparecem os preto-velhos sensuais, os caboclos desordeiros, exus bêbados e as pombas giras apresentando defeitos físicos (exceto os casos de espíritos obsessores, zombeteiros).

Um espírito de luz jamais ameaça, promete arrebentar com a vida do fulano, amaldiçoa.

Cuidado!

Após o trabalho, o dito Exu ou o Preto Velho cai em coma alcoólico.
Um espírito, ao “subir”, leva todos os resquícios de álcool, não deixando hálito no médium e se isto está acontecendo mais vezes exige atitude firme do Guia Chefe.

O Exu quer bebidas caras, gelo, cereja ou azeitonas em suas bebidas.
Isso são hábitos do médium e não do espírito.
Em alguns terreiros o Exu bebe cachaça até no chão se for para salvar uma vida e não se queixa.
Um Exu, uma Pomba gira, nunca desce para ficar apenas dançando no salão se exibindo e querendo provar que sua médium é linda e sexy.

Uma entidade sempre vêm para trabalhar e não pra fazer bonito.
Uma modalidade nova surgiu pelos terreiros: são os pretos-velhos centenários (apresentam-se sob esta forma) e os sisudos caboclos mostrando suas graciosas coreografias.
Lugar de entidade trabalhar é dentro do salão e não pelos cantinhos do terreiro.
Em alguns locais, “Exus” que terminaram a sessão no bar da esquina ou na encruzilhada, completamente tonto. Por incrível que pareça tem até os ficam incorporados e desfilando com o uniforme pelas ruas.

Excessos devem ser controlados.

Há padrões de nomes, pontos, cores de roupas e comportamento entre entidades, apesar de serem espíritos de “mortos” costumam adotar nome padrão e comportamento de suas falanges (existem exceções porém tudo com fundamento).

O mesmo vale para pombas giras com nomes curiosos como “Maria da Conceição, Vovó Padilha, Anjo Azul, Greta Garbo”, cuja imaginação do médium poderá ir até em colocar-lhes como nome uma palavra chula.

Uma entidade verdadeira precisa trazer uma mensagem consistente ou, se não for permitido pelo Alto, dizer que isso não poderá ser dito. Estranhe entidades que nunca dizem algo de valor.

Um Exu costuma ser mais “pedidão” do que os outros Guias de umbanda. Mas há diferença entre um Exu que pede uma bebida ou uma oferenda simples para aqueles que pedem um carro, ou que paguem as prestações do “cavalinho”, ou que pedem uma reforma no salão. Cuidado!

Uma entidade aprende a falar português, pois usa um médium que fala esta língua. Isto é automático.
Um espírito que vem numa roda de Umbanda vêm para trazer uma boa mensagem, tanto para o consulente como para os médiuns.
Cuidado com entidades que, durante muito tempo, ninguém consegue entender o que dizem.

Humildade e simplicidade são leis de Umbanda. Entidade não vêm para o luxo, nem exigindo aparato. Isto são idéias próprias do Chefe do terreiro ou de seu corpo mediúnico.

Há hora para começar e terminar um trabalho.


A pontualidade é sagrada para as Entidades que tem outras atividades importantes a fazer.
Nenhum espírito sério tem permissão para prorrogar horários indefinidamente sem que haja necessidade extrema.

Nesses casos o Guia Chefe deve intervir de imediato.

Nenhuma entidade sai de uma roda de trabalho para atender “lá fora” sem permissão do Guia Chefe.

É perfeitamente possível um médium ser abandonado por suas entidades que se recusam a incorporar devido a problemas de conduta.

Nestes casos os médiuns costumam ser alertados com bastante antecedência antes de acontecer.
Mas a perda da mediunidade nem sempre é punitiva.
Poderá ocorrer por esgotamento físico do trabalhador (ou doenças) ou sob licença da entidade-guia para resolver problemas como excesso de estudo, trabalho, família, etc.

Uma entidade, mesmo que tenha o mesmo nome, nunca é exatamente igual a outra. Contudo, como já foi dito, há padrões básicos.
Nenhuma entidade desmerece o trabalho de outra ou diminui a autoridade da Entidade-Guia (Anjo da Guarda, Mentor, Orixá) do médium.
(Autor desconhecido)



Os Postulados(*) da Umbanda
(*) s.m. Matemática Princípio ou fato indemonstrável ou não demonstrado, cuja admissão é
necessária para estabelecer uma demonstração. (Cf. axioma.)Tempo de exercícios e
provações que antecede o noviciado nas casas religiosas.

Quando transcrevo algum texto de W.W. da Matta e Silva, no informativo Aba Tinga, o faço com o maior prazer, não somente por ser neto espiritual do mesmo e sim em poder levar ao leitor, simpatizantes ou não do Aba Tinga, os ensinamento seguros e que podem direcionar qualquer filho de fé dessa tão amada, e por vários maltratada, Senhora da Luz Velada “Umbanda de Todos Nós”.

Matta e Silva em suas obras, jamais afirmou que o que estava ali escrito eram ensinamentos inéditos e exclusivos de seu Guia e Mentor Pai G.

Ele conceituava que, o que estava ali, eram ensinamentos e tradições antigas, sendo revelados outra vez, através de suas obras.

Segundo pessoas que o conheceram e conviveram, tanto com o homem, quanto com o mestre, afirmam que era uma pessoa simples acessível e anti – endeusamento.

Ensinava que o Movimento Umbandista era um caminho e não “o caminho”, ou seja, respeitava a todos os ritos, credos e religiões. Devido aos seus ensinamentos foi atacado, no plano físico e astral.

Hoje após anos de sua passagem para o plano astral. Criam-se mitos e lendas em torno de sua personalidade e mestrado, dizendo que sua doutrina, (embora ele tenha afirmado que não era dele) era elitista e preconceituosa.

Esquecem que o mesmo dava a face para quem quisesse bater, fazendo constar em suas obras uma vasta bibliografia, para os estudiosos e críticos pesquisarem, assim como ele fez para embasar as revelações do astral, na época.

Nunca disse que outras manifestações espiríticas, não existissem, apenas as separava por suas denominações e cultos (catimbó, macumbas, candomblé, de caboclo, etc.).
Os oportunistas, o qualificam como homofóbico, racista e machista, esquecem que não se pode

julgar conceitos morais, costumes e linguagem, de qualquer obra, usando conceitos atuais, pois quando ele escrevia sobre a situação do negro e dos homossexuais, o fazia sobre a ótica da sociedade daquela época.

Também disseram que o Matta foi iniciado por um babalawô baiano de 22 anos de idade, que veio ao Rio de Janeiro somente para iniciá-lo e logo após, o tal babalawô desencarnou, iniciando apenas o Matta.

Outra lenda dá conta de que Matta e Silva foi iniciado na África. Fico imaginando o quanto foi longa essa viagem, já que o mesmo tinha medo de avião.

Esqueceram que em uma de suas obras o mesmo descreve sobre a sua iniciação, que como todas as verdadeiras e raras iniciações, ocorrem no astral, em desdobramentos físicos, sendo o mestre encarnado, neste caso, apenas um intermediário para essa preparação.

Os políticos e mercadores da umbanda, dizem que o Matta iniciou se no catimbó, antes de praticar a Umbanda. Esses traidores de seus juramentos aos pés da Santa Cruz, sabem muito bem que em um de seus livros, o Matta relata que tinha um forte impulso para visitar casas de umbanda, mas que o seu astral dizia que ele deveria aguardar ordens, sendo que todas as quintas-feiras seu Pai Preto de nome Pai C..., baixava para atender os necessitados.

Todavia, embora todas essas evidências, resolvi perguntar sobre essa história ao um Exu Guardião, muito bem incorporado em seu aparelho mediúnico. Em sua sabedoria, recebi dele a seguinte resposta:

“Se o que disse o tal discípulo fosse verdade, o mesmo estaria traindo seu mestre, pois isso seria uma revelação ou segredo de santé. Caso fosse mentira, além de ficar evidente a traição, o tal discípulo estaria caluniando o seu mestre.”

Diante de tal verdade, tão bem colocada pelo Exu Guardião, tirem suas próprias conclusões.

Peço desculpas aos leitores, se me alonguei, mas há muito precisava fazer esse desabafo, pois vejo aproveitadores, que necessitam aparecer em seus meios, caluniando, inventado histórias de quem sempre respeitou e honrou a Umbanda, tão diferente desses aproveitadores de hoje, lobos em pele de cordeiro.

Mais vamos aos seguros ensinamentos sobre a Umbanda Esotérica.

Que Oxalá nos abençoe hoje e sempre!

Itayuba
Neto de Yapacani

Os Postulados da Umbanda
Por: W.W. da Matta e Silva (Fonte: Doutrina Secreta da Umbanda)
1°Postulado
(No que diz respeito a DEUS-PAI)

Cremos, inabalavelmente, na Eterna Existência do Deus-Pai como O Supremo Espírito de Absoluta Perfeição.
Cremos e ensinamos que ele é, de fato e de direito, O INCRIADO ABSOLUTO, porque é Único e Indivisível: jamais recebendo nenhum sopro, vibração ou irradiação de nenhuma outra realidade, por acréscimo sobre Si Mesmo.

Cremo-LO como o único Ser de Suprema Consciência Operante, porque domina e dirige TUDO: a eternidade-tempo, o espaço cósmico, a substância-etérica (a energia, a matéria, etc.) e a nós mesmos — espíritos carnados e desencarnados e mesmo em evolução em qualquer sistema planetário do Universo-astral.
Cremo-LO como o único possuidor do ARCANO DIVINO; como O único que pode saber a Razão real do “ser ou não ser” dos Princípios, Causas e Origens, do que o Arcano Maior nos revela como das Realidades Incriadas e dos Fatores Criados.
Cremo-LO como Deus-Criador no sentido direto de TUDO que se relaciona ou no que produziu sobre a Substãncia-etérica, no domínio da astralidade, isto é, na formação e desenvolvimento das Vias-Lácteas, Galáxias, Sistemas Planetários, Sol, Estrelas, Corpos Celestes, etc.
Cremo-LO, realmente, como o Divino Arquiteto; como o “Divino Ferreiro”, que malha na bigorna cósmica, com Sua Vontade.
Assim, cremos nos fenômenos da criação, como uma manifestação de seu Poder Operante, plasmador, na substância-etérica, de Sua Ideação, criando nela o Arquétipo ou modelo original dos organismos astrais e das coisas físicas propriamente compreendidas.
Cremo-LO, também, como o criador das Leis Morais regulativas da Evolução Espiritual - o chamado Carma dos hindus e Lei de Conseqüência de outros.
Portanto, em relação com o dito, cremo-LO mesmo como o Criador da matemática quantitativa e qualitativa cósmica, ou seja, da lei que regula a dinâmica celeste.
Cremo-LO assim, sem falhas, no processo dito da “criação das coisas” subentendidas no que está acima definido.
E para fundamentar os conceitos desse Postulados, damos, como exemplo de relação, o Gênese de Moisés, no qual ele ensinou: “E Deus criou o homem à sua imagem e semelhança”.
Passemos, de leve, pelo sentido figurado, para ressaltarmos o interno, pois sendo Moisés um iniciado, um mago, devia possuir as chaves da interpretação dos Arcanos ou Kabala verdadeira.
Sendo o homem propriamente interpretado como um ser humano, composto fisicamente de células, geradoras dos sólidos, líquidos, gasosos e etéricos, os primeiros consolidadores do corpo denso, e o último (o etérico) consubstanciador de um outro, de matéria astral, denominado corpo astral, ou perispírito, é claro que essa criação se aplica aos organismos que foram gerados da substância-etérica, e que são usados pelo espírito para se manifestar no mundo das formas astrais e materiais, porém não são ele em si.
São, é claro, os veículos que usa para viver, quer no mundo astral, quer na condição humana.
Assim, quando Moisés ensinou: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”¹, velou o sentido oculto e correto, que seria, como é, na chave de interpretação do Arcano: “E Deus-Pai plasmou a Sua Ideação, na substância natural, criando o Arquétipo, como forma étérica e a sua continuidade para o Protótipo das formas astrais densas”.
O resto foi trabalho subseqüente das Hierarquias ² para o tipo humano. Em suma: criou à imagem e semelhança do que ideou, e não Dele - Deus, sendo imaterial, insubstancial, não plasmou a “sua forma” para ser copiada.

¹Gênese, 1º Cap. Vers. 27.
²Por isso é que a Escola Oriental fala dos construtores Siderais


Próxima Edição: Postulado 2° (No que diz respeito à origem e “criação” dos Espíritos

2 comentários:

CASA DE ORAÇÃO E CARIDADE UMBANDISTA DO CABOCLO 7 FLECHAS disse...

Parabéns irmão pela manifestação, pois frente a tudo isto todos se calam.
Fiquei realmente feliz.
Rogério

Rogério Corrêa disse...

È Uma Verdade aqueles que deveriam defender se calam, por que será?