Visitantes

quarta-feira, 30 de abril de 2008

No Salão...

Por: Aramirim

Discípulo; Paz e Luz Mestre!

Mestre: Paz e Luz para você e toda a humanidade.

Discípulo: Quem é Zambi ou Zamby?

Mestre: O mesmo e único Deus. Esta palavra pertence a língua dos nossos nobres irmãos africanos. Quem fala muito este nome são os nossos carinhosos e inesquecíveis Pretos-Velhos, assim como Tupã é na linguagem de nossos nobres caboclos de Umbanda.

Discípulo: O que é o alfabeto chamado de Devanagárico.

Mestre: É uma modificação do alfabeto mais antigo chamado Abanheenga, da antiga raça vermelha acobreada dos Tupis antigos.

Discípulo: O termo Orixá tem outro significado talvez mais ligado a função especial do Espírito altamente evoluído?

Mestre: Sim. É “Senhor da Luz” ou “Cabeça da Luz”, ou seja, Senhor de uma Vibração Original – Um Orixá.

Discípulo: O que é Orixá de Cabeça?

Mestre: O Pai Ancestral e Kármico. É a Guarda da pessoa e é lógico que a nível iniciático existem mais coisas a serem ditas sobre isto. O Signo Zodiacal a qual a pessoa está ligada recebe influência vibratória de um planeta regente que por sua vez é a concretização deste Orixá. Exemplo: pessoa do signo de Peixes está ligada ao planeta Júpiter que é a concretização do Orixá Xangô, tendo seus dia semanal mais sagrado na 5ª feira, no horário de 15 às 18 horas.

Discípulo: O que são os Ra-Angás?

Mestre: Grandes Almas ou Grandes Espíritos ou ainda Potestades Espirituais. São os nossos próprios Orixás Ancestrais. Eram assim chamados pelos Babaguaçús - os líderes da raça vermelha acobreada - os Grandes Condutores e Sacerdotes do Aumbhandan milenar.

Discípulo: Qual era a língua falada pelos índios quando a aqui chegaram os colonizadores?

Mestre: O Nheengatu uma derivação do Abanheenga milenar. Este era falado pelos habitantes do litoral brasileiro e era chamado de Tupi Antigo pelos brancos.

Discípulo: O Senhor pode repetir para mim o nome dos Sete Orixás?

Mestre: Sim. Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Yorimá, Yori e Yemanjá.

Discípulo: Quais são as outras definições que podemos dar ao nome da Sagrada Umbanda?

Mestre: Tradição, Síntese, Gnose, ou seja, a reunião entrelaçada do conhecimento milenar.

Discípulo: Esclareça-me, por favor, o que é Tradição.

Mestre: É o ponto de ligação do presente com o passado e o presente principalmente das raças humanas, em vários sentidos: hábitos, usanças, transmitidas de geração em geração, uma transferência de bens e de direitos. Podemos citar as explicações do Pai Guiné e Pai da Matta e Silva, sobre este tema: “As ordens e direitos de trabalhos”, no nosso caso da Umbanda Esotérica, é passada a quem de direito. É toda uma técnica velada, todo um conhecimento gradativo, doado pelo Mestre de Iniciação, em Ritual Especial, conforme o grau do iniciando, e não deixa de ser também toda uma postura que irá usar dali para frente na vida templária, familiar, social e mesmo profissional. Essas Ordens Direitos são uma cobertura, um escudamento Astral e físico, para quem vai mexer de alguma forma com a verdadeira Magia de Umbanda. Sobre este tema, é para Iniciados e Mestres.

Discípulo: Como a Umbanda atua como Religião?

Mestre: Ela fala aos corações dos humildes, sempre cheia de lógica e razão. Ela está sempre adequada ao nível de consciência de seus filhos. Ela não esta nada interessada em honras e honrarias humanas. Ela é simples como Jesus e seus apóstolos eram.

Bem, o tempo passou voando, é hora de terminarmos o nosso momento de instruções umbandistíca. Vamos encerrando por aqui. Muito obrigado pela sua presença. Pai Orixalá abençoe toda sua caminhada e também de seus familiares e amigos.

Discípulo: Abenção Pai, Amigo e Mestre. Muito obrigado, digo eu, pela oportunidade que tenho ao seu lado, recordo-me sempre que milhares de irmãos que gostariam de ter e não tem esta oportunidade.

Paz e Luz para o Senhor e sua família. Até a próxima, se o Pai Supremo permitir.

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.” Confúcio.


Mensagem de Pai Velho

Por: Pai Jerônimo de Moçambique

Enviado pelo médium G. C.



Filho de fé! Ouve bem o que esse velho aqui vai dizer:

Ficar nervoso, inquieto, angustiado ou desesperado, diante dos obstáculos que todos encontram no caminho, é sempre inútil e apenas dificulta a solução.

Diante do obstáculo que encontrar:

- Pare! Aquiete sua mente e seu coração.

- Observe! Procure ver de um lado e de outro.

- Reflita! Verifique se há alguma forma de contorná-lo.

Nem todos os obstáculos devem ser retirados do caminho e alguns são mesmo impossíveis de serem retirados por você. Por isso, pense sempre na possibilidade de contorná-los e continuar seguindo o seu caminho. Mas para isso você vai precisar: parar, observar e refletir...

Além disso, ficar nervoso e ter o ímpeto de chutar o obstáculo para longe, pode machucar o seu pé.


Cantinho do Zi Cerô/Mensagem do Exu Tiriri/do livro “O Retorno de um Adolescente”. Autor – Ricardo Nunes Guedes.


Você tem ligação com o Diabo?

Rindo, seu Tiriri diz:

O mal está dentro de cada um que vive na sua terra. Cabe a vocês distingui-los, trabalhando para combatê-lo. Não adianta você está dentro de uma igreja, centro ou qualquer templo, invocar o nome de Deus, e logo ao sair deste, agir com maldade para com seu semelhante. Muitos na terra seriam Exu, por viverem com o coração cheios de maldade.

Vêem nos pedir para fazer o mal, e eu te pergunto? Quem é o Diabo.

Acho que deve-se contar e a fé. A essência que purifica e perfuma o coração dando a vida.

Alguns vivem a nos massacrar, por gostarmos de beber e fumar, quando deveriam verificar o trabalho realizado. Tantos em outros credos não bebem, não fumam, mas enganam e enrolam os humildes e carentes na fé.

Eu tenho certeza que meu trabalho é muito bem feito e copiado por tantos, vocês dificilmente irão ver um espírita criticar e atacar qualquer religião, porque aprendem a respeitar a liberdade de credo.

Antes de se atacar a religião por alguma coisa erra, deve-se procurar ver o caráter de quem a dirige. De falsos pastores a sua terra está cheia, tornando-se o grande inferno.

Somos massacrados por imagens e nomes que são puras palavras.

Pensem:

Quantos na terra receberam de seus pais nomes de santo e agem unicamente a serviço do mal.

A maldade existe não vinda conosco e sim com pessoas impuras e superficiais. Se um médium tem bom coração este jamais irá carregar um espírito sem luz a serviço do mal.

Alguns Dirigentes de credos diferentes, mas obviamente ligados a Deus, criticam se achando os donos da verdade por lerem à palavra de Deus, criticam imagens criadas pela mão do homem se esquecendo que a Bíblia também é feita pela mão do homem e hoje já se encontra dividida por credos, acho que Deus deixou uma única escritura. Será que eles mesmos agem por intermédio dela. Procure observá-los no dia a dia e não somente em dias de reuniões. Será que a palavra de Deus ensina seus filhos a impor ou ridicularizar, mesmo quando foi traído por Judas este sentiu piedade e amor. O perdoando.

Quem sabe estes são impulsionados com fanatismo e por esses espíritos sem luz que dizem vir dos Espíritas, Umbandista, ou do Candomblé.

Os que criticam geralmente passaram pelo espiritismo desejando algo que jamais mereceram.

Hoje enganando vão acumulando seus seguidores vão emprestando bens para impressionar e chamar mais e mais fieis.

Eu recebo em minha casa várias pessoas também revoltadas e enganadas em seus credos, mais de que adianta brigar quando um dia de tudo tem que se prestar conta.

Espíritas não atacam, são atacados.

Alguns em seus credos atacam julgando-se melhores.

Jesus não atacou e foi castigado.

Quem é quem?

Os espíritas verdadeiros são serenos e evangelizados, não precisam defender-se, já que Deus é nosso juiz, auxiliado pelo nosso supremo advogado – O divino Mestre Jesus Cristo, no tribunal celestial.

Lembrem-se constantemente.

A vida tem seu começo, meio e fim para todos...

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro. A real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”

Platão, filósofo grego.

Nenhum comentário: